Sintexe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MACHADO, V. Em busca de uma didática da complexidade. Revista eletrônica do mestrado de educação ambiental. Volume especial. Outubro-Dezembro/2005.


Professora do Instituto de Educação daUniversidade Federal do Rio Grande, pedagoga, mestre em Educação pela UFRGS e doutoranda em Educação Ambiental em Rio Grande. É escritora e poeta por natureza. Vem escrevendo a crônica da vida e, vezpor outra, vê seus textos publicados. Entre eles, crônicas, poesias e artigos. Estudou no Instituto de Educação Juvenal Müller, numa época em que havia aulas de música e participação voluntária em umorfeão. Quando residiu em São Paulo, porque trabalhava no Banco do Brasil, integrou o coral da Agência Centro.
A revista Didática Sistêmica, de Virginia Machado nos traz uma investigação sobre aimportância e formação de educadores para aplicação correta da prática pedagógica, bem como, a obrigação da mesma nos novos currículos de formação de docentes, conforme decretada pelo governofederal, deste o ano de 2002.
O artigo é divido em quatros tópicos, incluindo a conclusão. O primeiro, “Das definições de prática pedagógica”, fala sobre o trabalho de se definir essa prática já quepoucos estudiosos dedicavam-se a tal zelo, para outros ela deveria ser posta em prática, no sentido literal da palavra, ao invés de serem somente criadas teorias.
Para complementar a autora citasegundo (MOREIRA, 2004) três filosofias: os comportamentalistas que entende a prática pedagógica como uma atividade exclusivamente observável, cujos resultados possam ser registrados, comprovados. Oscognitivistas descrevem a prática como uma atividade que desenvolve raciocínio do educando e que o leve a resolver problemas. Os humanistas, por outro lado, priorizam as relações humanas. E aindaarrisca a dizer que todas são importantes se combinadas.
No segundo, ela trata da formação da prática pedagógica que se processa a partir da vontade de cooperar com o outro. E para participar é...
tracking img