Sintexe Baianidade Editado

1041 palavras 5 páginas
Parecer Descritivo
“Baianidade ’’

Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves
Turno: Matutino
Série: 3° Turma: A
Docente: Márcia Cunha

Castro Alves- BA
Setembro 2014
Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves

Equipe:
William
Viviane
Letícia
Jackson
Fabiana

O que é Baianidade?

Castro Alves- BA
Setembro 2014
Quando falamos de “Baianidade” falamos das particularidades que encontramos na Bahia, como a culinária, ritos, crenças, danças, estética, e seu próprio povo. A Bahia como um todo, apesar de ser um estado, abriga várias classes em si, ou seja, “Tribos Urbanas”, cada uma com as suas diferenças, e individualismo, mas que forma uma só região cheia de cultura.
Como diz Carmen Miranda “– O quer que a baiana tem ? Ou melhor, o que, que a Bahia tem? Aqui tem um povo alegre, acolhedor, batalhador, mesmo com os problemas existentes, enfrenta-os com força e garra. Apesar de existir certos preconceitos, com o baiano, brincadeiras ofensivas, como dizer que o baiano é preguiçoso, acho que esse povo esqueceu que Salvador foi a primeira capital do país, foi aqui que o Brasil, foi apresentado ao mundo, e querendo ou não ela que iniciou o sistema capitalista e econômico Brasileiro, os primeiros trabalhos escravos, se deu aqui na Bahia, agora vem uns e outros e começam a dizer que somos preguiçosos acho que não, um povo que tem uma escravidão na base de sua cultura não é nem um pouco preguiçoso. A Bahia representa a maior extensão territorial, a maior população, maior número de municípios, e o maior produto interno bruto com cerca de R$ 150 bilhões, distribuídos em vários setores, como o de serviços, agropecuária, industrial, e o turismo. O que nos leva a ser a oitava maior, economia do Brasil.
A Bahia é um estado miscigenado na área populacional com as diferentes etnias, e na área religiosa, que como principio a uma crença enraizada na sua fundação, o catolicismo trazido pelos portugueses e o candomblé que foi introduzido na Bahia pelos

Relacionados