Sintese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO REGIONAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
“ALBANO FRANCO/AJU”

ERINALDO PEREIRA SANTOS

MEMÓRIA VIRTUAL: WINDOWS E LINUX
MEMÓRIA CACHE: L1, L2, L3

Aracaju-SE
2012

ERINALDO PEREIRA SANTOS


MEMÓRIA VIRTUAL: WINDOWS E LINUX
MEMÓRIA CACHE: L1, L2, L3

Trabalho apresentado a disciplina de Introdução a computação do Curso Técnicode Informática sob a orientação do Profº.EspNeilton Barreto.



Aracaju-SE
2012

SUMÁRIO

1. MEMÓRIA VIRTUAL 6
1.2.Paginação para principiantes
1.3.Linux em 32 bits

2. MEMÓRIA CACHE 7
2.2 . CACHE L2
1.4. Windows em 32 bits
2.MEMÓRIA CACHE
2.1 CACHE L1
2.3 CACHE L3
2.2 .CACHE L2
2.4 Funcionamento

3. CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 9

1. MEMÓRIA VIRTUAL

Memória virtual é umatécnica que usa a memória principal como uma cache para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais: permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.
A memória virtual consiste em recursos de hardware e software com três funções básicas:

•(i) realocação (ourecolocação), para assegurar que cada processo (aplicação) tenha o seu próprio espaço de endereçamento, começando em zero;
•(ii) proteção, para impedir que um processo utilize um endereço de memória que não lhe pertença;
•(iii) paginação (paging) ou troca (swapping), que possibilita a uma aplicação utilizar mais memória do que a fisicamente existente (essa é a função mais conhecida).Simplificadamente, um usuário ou programador vê um espaço de endereçamento virtual, que pode ser igual, maior ou menor que a memória física (normalmente chamada memória DRAM - Dynamic Random Access Memory).

2.2. Paginação para principiantes

Para o usuário que está com pouca memória RAM, paginação é muito útil pois possibilita que os seus programas utilizem um tamanho à sua escolha para usar como umamemória "RAM" virtual. Mas caso a memória do programa exceda a memória real do seu sistema, apenas as partes mais utilizadas pelo processo atual estarão na memória, enquanto o resto ficará armazenado no disco rígido.
Como o disco rígido é um hardware mais lento do que a memória RAM, essa memória virtual que foi dimensionada não será igual como se estivesse a utilizar uma memória RAM normal nocomputador. A melhoria é significativa quando você usa memória virtual em um computador que não tem a mesma.

Funcionamento:

Existem dois mecanismos principais para implementação da memória virtual: paginação e segmentação
Na paginação a memória física é dividida em blocos de bytes contíguos denominados molduras de páginas (page frames), geralmente com tamanho de 4 KiB (arquiteturas x86 e x86-64) ou 8 KiB(arquiteturas RISC) de tamanho. Por sua vez, o espaço de memória de um processo (contendo as instruções e dados do programa) é dividido em páginas que são fisicamente armazenadas nas molduras e possuem o mesmo tamanho destas.
Na segmentação existem vários espaços de endereçamento para cada aplicação (os segmentos). Neste caso, o endereçamento consiste em um par ordenado [segmento:deslocamento],onde o deslocamento é a posição do byte dentro do segmento.
Na arquitetura x86 (32 e 64 bits), são usadas a segmentação e a paginação.[10] O espaço de endereçamento de uma aplicação é dividido em segmentos, onde é determinado um endereço lógico, que consiste no par [segmento:deslocamento]; o dispositivo de segmentação converte esse endereço para um endereço linear (virtual); finalmente, odispositivo de paginação converte o endereço virtual para físico, localizando a moldura de página que contém os dados solicitados.

O endereço virtual é encaminhado para a unidade de gerenciamento de memória (MMU - Memory Management Unit), um dispositivo do processador, cuja função é transformar o endereço virtual em físico e solicitar este último endereço ao controlador de memória. A conversão de...
tracking img