sintese P nicos morais e controle social miskolci richard

695 palavras 3 páginas
Disciplina: Tópicos Especiais em Política Social II - Movimentos Sociais na contemporaneidade
Aluno: Rosicléia de Souza Silva Pereira – matricula - 2011203448
Professora: Célia Barbosa da Silva Pereira

“Pânicos morais e controle social-reflexões sobre o casamento gay”
Por: Miskolci, Richard, 2007.
Síntese:

No texto Miskolci (2007) pontua a relação entre pânicosmorais e as técnicas de controle social usando como exemplo a luta pelo direito da união legal entre casais homo afetivos, que para debater o casamento gay na contemporaneidade faz-se necessário um resgate histórico da construção social do conceito homossexualismo, sobre o processo de categorização social do conceito entendido pela teoria sociológica “queer” (analisa o individuo em sua totalidade: toda a relação social dentro da sociedade). Também no texto o autor fala do mecanismo de resistência e controle das transformações da sociedade por meio do pânico moral (medo que a sociedade tem nas transformações sociais), onde alguém teria interesse em um evento para manutenção ou legitimação do status quo. E que o casamento gay implicaria na desconstrução da família, na reprodução biológica do homem, que ficaria comprometida, bem como a relação entre homem e mulher na forma tradicional de dominação se perderia. No texto o autor afirma que a sociedade historicamente entende que a questão gay é uma ameaça para a sociedade.
A progressiva separação entre sexualidade e reprodução iniciada na segunda metade do século XX, trouxe consigo demandas políticas como a asserção feminista de que o pessoal é político e os diferentes movimentos envolvendo as homossexualidades trouxeram demandas que hoje permitem reconhecer uma forma de desigualdade antes ignorada: a da distribuição desigual do amor, do afeto e até mesmo do sexo.
Ainda que os feminismos e os movimentos homossexuais e de dissidência de gênero tenham se tornado socialmente mais visíveis a partir da década de 1960, é possível afirmar que, após o período da

Relacionados