Sintese o que é aprender e ensinar com texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A LEITURA E A CONSTRUÇÃO
DO LEITOR EM POTENCIAL

Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir
muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem
para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente
infinito de descoberta e de compreensão do mundo...
Fanny Abramovich

A leitura é um dos grandes, senão o maior, elemento dacivilização. De acordo com Bakthin, o ato de ler é um processo abrangente e complexo de compreensão e intelecção do mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica de interagir com o outro pela manifestação da palavra. (BRANDÃO:1997).
Com base na declaração de Bakthin, pode-se afirmar que ler não é unicamente decodificar os símbolos gráficos, é tambéminterpretar o mundo em que vivemos. É, ao mesmo tempo, uma atividade ampla e livre, embora não seja uma prática neutra, pois no contato de um leitor com um texto estão envolvidas questões culturais, políticas, históricas e sociais presentes nas várias formas de tradição. Deste modo, quando lemos, associamos as informações lidas à grande bagagem de conhecimentos que temos armazenada em nosso cérebroe, naturalmente, somos capazes de interpretar, criar, imaginar e sonhar.
Para que isso aconteça, é necessário que haja maturidade para a compreensão do material lido, senão tudo cairá no esquecimento ou ficará armazenado em nossa memória sem uso, até que tenhamos condições cognitivas para utilizá-lo.
A leitura representa, para o leitor, a ponte entre o mundo lingüístico e o real,além de que o convívio com a literatura permite ao homem desvelar novos propósitos de reflexão e uma apuração estética que aguça as preferências por determinadas opções de leitura.
Bom leitor, no entanto é aquele que lê fazendo observações, analisando e aprofundando-se nas idéias apresentadas pelo autor do texto, compreendendo e construindo mentalmente sua síntese ou resumo e, que por outrolado aperfeiçoa-se no vocabulário, nas variações semânticas das palavras, no sentido denotativo e conotativo das expressões de nossa língua, além de aprender a construir gramaticalmente correto o seu texto.
Segundo ZILBERMAN (1987) é a posse dos códigos de leitura que muda o status da criança e a integra num universo maior de signos, o que nem a simples audição, nem o deciframento das imagensvisuais permitem. Apesar dos obstáculos em torno da importância da construção do leitor em potencial, tais como a falta de acesso a livros pelas camadas populares ou a presença constante da televisão em nossas vidas (sem exigir quaisquer esforços do recebedor), é imprescindível sua existência e seu poder na construção da consciência crítica do indivíduo-leitor.
Questiona-se então: Mas porque é importante criar o hábito de leitura? De acordo com a consultora Maria José Nóbrega, de São Paulo, além de ser uma forma de entretenimento e de lazer, a leitura é um meio de aprendizado em qualquer área. "Lendo também nos mantemos atualizados sobre assuntos do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso país" afirma ela.
De acordo com CUNHA (1994), a leitura é uma forma altamente ativa delazer. Em vez de propiciar, sobretudo, repouso e alienação, como ocorre com formas passivas de lazer, a leitura exige não só um grau maior de consciência e atenção como também uma participação efetiva do recebedor-leitor.
Na atualidade, cabe, sobretudo à escola o papel de mostrar o valor da leitura e o prazer que um bom texto pode trazer, entretanto a família e a sociedade, do mesmo modo,devem assumir o papel de desenvolver nas crianças formas ativas de lazer – que as tornem indivíduos críticos e criativos tanto quanto conscientes e produtivos.
Partindo desses pressupostos, retoma-se o sujeito - o aluno ou leitor em potencial - e o objeto de estudo - o livro - como desencadeadores do estimulo à leitura, por meio de uma íntima relação do indivíduo com sua língua...
tracking img