SINTESE A FAMÍLIA COMO GRUPO PRIMORDIAL

2505 palavras 11 páginas
1

Síntese: OSORIO. L.C. A família como grupo primordial. In: ZIMERMAN,D.E;
OSORIO,L.C. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Medicas, 1997.
Cap. 4. P. 49-58.
Autor: Sueli de Carvalho Vilela

A FAMILIA COMO GRUPO PRIMORDIAL

Osório trás que família é uma unidade de integração social. Acrescenta que, ela não designa uma instituição padrão, fixa e invariável, o que o faz apontar a família em contextos diferentes. Destaca Zimerman que a função da família é a de prover a segurança, ou como ele mesmo diz: “função continente”.
Segundo Pichon Riviére, ela define um marco para definição e conservação das diferenças humanas, dando forma aos papeis distintos, mas mutualmente vinculados, do pai, da mãe e dos filhos. Esses papéis são básicos em todas as culturas. Para Lévi-Strauss, são três os tipos de relações pessoais que configuram uma família: aliança (casal), filiação (pais-filhos) e consanguinidade (irmãos), o que nos remete ao conceito de parentesco.
Parentesco consiste numa relação entre pessoas que se vinculam pelo casamento, cujas uniões sexuais geram filhos, ou ainda que possuam ancestrais comuns. Nessa concepção marido e mulher são parentes, independente de gerarem ou não filhos, assim como são os pais de criança mesmo que não sejam casados. Por outro lado, dois indivíduos que vivam maritalmente sem que seja legalmente oficializada ou que dela não geram filhos não são parentes.
Em Totem-Tabu, Freud assinala que parentesco é algo mais antigo que a vida familiar e, na maioria das sociedades primitivas que não são conhecidas, a família continha membros de mais de um parentesco.

2

Afirma Lévi-Strauss que a família é necessária para a reprodução social de um grupo humano, pois garante a sobrevivência e a continuidade biológica e social do próprio grupo. Embora a noção de família assenta-se sobre a existência do casal cujo objetivo é gerar e criar filhos e considera-se que sua essência esteja representada na relação

Relacionados

  • Coleção Sinopses V
    148492 palavras | 594 páginas