Sintese reflexiva

SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO......................................................................................................3


2- DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4

2.1 - POLÍTICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS.................................5
2.2 - CURRICULO, CONHECIMENTO E CULTURAESCOLAR...............................7
2.3 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA..................................................9

2.4 -TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO.......................................................................11



3 - CONCLUSÃO......................................................................................................13


4 -REFERÊNCIAS.....................................................................................................14


1 - INTRODUÇÃO
Esta síntese reflexiva visa apresentar as disciplinas estudadas neste semestre, conceituá-las, bem como a importância de cada uma para o processo ensino aprendizagem sem deixar de enfatizar que uma complementa a ação da outra, e assim como num círculo virtuoso em alguns momentos uma disciplina se sobressairá,dependendo do momento de intervenção.
Vamos discutir as políticas que regem a educação brasileira, como as leis, os pareceres para saber diferenciar uma da outra e para conhecermos melhor cada uma das leis aplicadas no Brasil.
Apresentar as novas tecnologias da informação existentes que contribuem para a expansão do ensino, bem como a diferença do método tradicional para o novo método que nos leva auma forma de ensinar mais dinâmica e com novas perspectivas.
Mostrar como são importantes as pesquisas cientificas para sua prática pedagógica, pois essa pesquisa nos possibilita encontrar soluções para diversos problemas e até mesmo rever nossa forma de ensinar.
E finalmente, compreender o valor do currículo, as relações de poder presentes no sistema educacional e a formação de um educadorreflexivo para a elaboração de uma proposta curricular que possa ajudar a escola a se tornar uma escola de qualidade.





2 - DESENVOLVIMENTO
O eixo da “Ação na gestão docente” se compõe pela disciplina “Políticas e Gestão nos espaços Educativos” que expõe conceitos necessários à contextualização das Políticas Nacionais da Educação Brasileira, bem como os princípios da organizaçãodo trabalho docente na escola. A disciplina “Tecnologias da Educação” indicará a importância dos desafios das tecnologias frente às demandas contemporâneas da escola. A metodologia da Pesquisa Cientifica aponta a necessidade da formação do professor reflexivo capaz de realizar o seu fazer pedagógico como exercício de pesquisa, reflexão e ação. A disciplina “Currículo, Conhecimento e CulturaEscolar” se apóia nos conceitos desenvolvidos por todas as disciplinas. A literatura pedagógica aponta que o currículo constitui na atualidade um tema central que deve estar presente na formação inicial e continuada de todo educador.
As demandas sociais e educacionais apontam a necessidade de um professor reflexivo, com sensibilidade, para elaborar propostas curriculares que favoreçam a construção deuma escola democrática e de qualidade.


1.1 POLÍTICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Para falarmos de gestão escolar é necessário falar da educação seus princípios e fins; a legislação vigente e os objetivos que a permeiam. É por meio da educação que o homem adquire conhecimento, como também transmite o que sabe para outras pessoas, ocorrendo assim tanto o processo de aprendizagemquanto o de ensino. Isso significa que ela tem um lado individual, por causa da personalidade de cada indivíduo, como também o lado social, pois seu processo sociocultural quase sempre está vinculado a um projeto nacional.
Toda a educação é intencional, principalmente a que acontece no sistema escolar está demarcada por princípios e fins, que aparecem no texto da Constituição Federal de 1988 e são...
tracking img