Sintese reflexiva jogos e brincadeiras na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL

MADALENA SOARES DE MATOS SANTOS











Trabalho Pedagógico na Gestão Escolar



















CURITIBA

2012

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL

MADALENA SOARES DE MATOS SANTOS

CURITIBA











Trabalho Pedagógico na GestãoEscolar







Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da disciplina Trabalho Pedagógico na Gestão Escolar do curso de Pedagogia – oferta especial.

Docente: Josilaine Burque Ricci Nascimento








CURITIBA

2012





SUMÁRIOINTRODUÇÃO........................................................................................4
REFERENCILAL TEORICO...................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................8
ANEXOS.................................................................................................9REFERENCIAS.......................................................................................10








































Introdução

Este estudo apresenta uma reflexão sobre os desafios e problemas enfrentados no dia-a-dia da educação brasileira, quanto no processo de Gestão nos espaços educativos.
Para isso foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estadual JaciReal Prado de Oliveira que se situa na Rua Domingos Scucato, 998 Bairro: Jardim Monte Santo, Almirante Tamandaré, Paraná. Atende alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de Nove anos. Tem como diretora a senhora Tatiana Helena Rheinheimer e vice-diretora a senhora Rosana Alexandre de Almeida Carpine onde relatam sobre algumas dificuldades enfrentadas pela escola.Referencial Teórico

A gestão da educação e a função social da escola são os temas mais frequentes do debate contemporâneo sobre a educação. A educação é um processo tipicamente humano possui uma especificidade humana de formar cidadãos por meio de conteúdos não materiais que são ideias, teorias, valores, conteúdos estes que vão influir decisivamente na vida de cada um.Sempre que a sociedade defronta-se com mudanças significativas em suas bases econômicas, sociais e tecnológicas, novas atribuições passam a ser exigidas da escola, da educação e da sua gestão. Consequente, também sua função social necessita ser revista, seus limites e possibilidades questionadas, pois a escola e as diversas formas de fazer educação estão inseridas na chamada “Sociedade doconhecimento”,onde as violentas e profundas transformações no mundo do trabalho e nas relações sociais vêm causando impactos desestabilizadores à humanidade, consequentemente, exigindo novos conteúdos de formação, novas formas de organização de gestão da educação ressignificando o valor da teoria e da pratica da administração da educação.
Depreende-se daí que de uma boa ou máadministração dependera a vida futura de todos que passarem pela escola ou tiverem acesso ás novas modalidades de ensino e formação. Uma má ou boa gestão escolar exercera uma influencia decisiva sobre a possibilidade de acesso às oportunidades sociais da vida em sociedade, pois a organização do trabalho pedagógico da escola e sua gestão revelara seu caráter excludente ou excludente. A gestão escolar diantedestas questões indubitáveis defronta-se co a responsabilidade de avançar na construção de seu estatuto teórico/pratico, a fim de garantir que a educação se faça com a melhor qualidade para todos, possibilitando, desta forma, que a escola cumpra sua função social e seu papel político.
Nesse sentido cabe explicitar o que vem a ser gestão escolar no contexto hodierno, a partir de suas...
tracking img