SINTESE HABERMAS E RORTY

617 palavras 3 páginas
SÍNTESE DA APOSTILA “FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO”
Os pontos de vista dos filósofos Habermas e Rorty

Prof. Esp. Luciana Sousa
Aluna: Maria da Paz Alves dos Santos Vale
Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME

Se por um lado, Habermas segue a trilha da filosofia continental, sempre postando no pragmatismo, ou seja, buscava construir um valor prático como critério da verdade e acreditava que isso iria reconstruir o projeto moderno, Rorty segue a linha analítica. Esse percebia no pragmatismo a possibilidade de viver fora das preocupações modernas. Eles buscavam, dentro de suas discussões entre si e com o mundo, a possibilidade de desenvolver uma sociedade mais justa democrática e solidária.
Apesar dos pontos comuns com a pragmática linguística, os filósofos Habermas e Rorty tinham visões distintas em torno do conceito de verdade. Enquanto Habermas acredita na verdade universal e na reconstrução da razão moderna a partir dos pressupostos de um consenso comunicativo ideal. Já Rorty acredita que o “verdadeiro” é igualada a “justificação” sem distinção, mesmo que enunciado o conhecimento ideal.
Mesmo com as divergências na proposta de Habermas, Rorty diz que suas propostas são quase semelhantes, diferenciando-se apenas na transcendência que Habermas percebe e ele não. Assim, afirma que a luta não deve ser pela diferenciação entre real e não real, mas sim pela diferenciação daquilo que é justificado aqui e agora e daquilo que será justificado posteriormente. Rorty não percebe nenhuma utilidade no caráter incondicional, que para Habermas tem papel fundamental no significado da verdade.
Os contrapontos de Rorty
Rorty não consegue perceber a verdade como se refere Habermas, visto que sua preocupação é criar novos mundos e novas verdades. Para este, o que Habermas chama de Inevitável, ele o chama de senso comum. Embora concorde com Habermas em algumas afirmações, ele discorda que há diferenciação entre verdade e justificação.
Rorty é substituir a verdade pela

Relacionados