Sintese do texto - a sociedade do espetáculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O autor Guy Debord diz em seu texto que, o mundo em que vivemos hoje em dia não vive uma realidade. Para ele vivemos uma verdadeira farsa, uma representação, onde preferimos mentir a nós mesmos aencarar a realidade. Podemos então dizer que a sociedade vive em um espetáculo no cotidiano onde se tem uma relação social entre pessoas, em geral midiatizada por imagens.
O espetáculo nada mais é doque a economia desenvolvendo-se para si própria onde submete o homem levando-se para o reflexo fiel da produção das coisas e o objetivo infiel dos produtores do próprio espetáculo. Sendo assim aprimeira fase de dominação da economia sobre a vida social leva a uma definição evidente da degradação do ser em ter. Onde essa fase leva a uma ocupação total da vida social assim conduzindo a buscageneralizada do ter o e do parecer. Onde o mundo real se converte em simples imagens, estas simples imagens tendência para fazer ver por diferentes mediações especializadas o mundo que já não é diretamenteapreensível, encontram normalmente na visão o sentido humano privilegiado que noutras épocas. Mas não basta só ver, tai o conceito de espetáculo, ele unifica e explica que uma grande diversidade defenômenos aparentes é preciso que elas próprias sejam reconhecidas de uma maneira geral, mas a critica que atinge a verdade do espetáculo descobre-o como a negação visível da vida, uma negação que setornou visível.
Visando isso, o espetáculo apresenta-se como algo grandioso, jogando uma mensagem que diz que: “o que aparece é bom, e o que é bom aparece”. Dando isso vemos uma sociedade que repousasobre a indústria moderna, sendo ela fundamentalmente espetaculista. Na imagem da economia reinante o espetáculo mostra que não quer chegar à outra coisa se não a si mesmo, afinal o fim não é nada, odesenvolvimento é tudo.
Na forma do indispensável adorno dos objetos hoje produzidos, na forma da exposição geral da racionalidade do sistema, e na forma de setor econômico avançado que modela...
tracking img