Sintese do texto entre o publico e o privado de newton bignotto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, ASPECTOS DO DEBATE ÉTICO CONTEMPORÂNEO.” (Newton Bignotto)


O texto apresenta análises dos pensadores clássicos , recheadas por comentários e alusões aos debatesatuais, sacramentados pelos trabalhos do Professor José Henrique Santos, da UFMG, em debates sobre ética e moral no tocante ao público e ao privado. Apresenta duas observações sobre falta de ética, naqual a primeira a atribui a uma simples transgressão ao Código Penal e a segunda ligada à incapacidade de algumas instituições em punir os abusos cometidos. Em sua análise, a ética demanda de umespaço público que deve ter suas fronteiras delimitadas por espaço e critérios de pertencimento, onde o espaço público é, por excelência, o lugar do desenvolvimento do discurso ético. Aduz como significadoao público, tudo o que pode ser visto e ouvido por todos e tem a maior divulgação possível, e pautado em seus limites, aquilo que não cabe dentro dele, evidentemente, tratando-se da esfera da casa,da privacidade, dos pequenos hábitos, como sendo o espaço privado.

Busca na cultura Grega, estabelecer um paralelo à modernidade, evidenciando a marca desta cultura em torno da idéia de que aesfera pública era o fórum comum no qual problemas podiam receber uma solução adequada e na qual era possível se falar do bem comum, enquanto na esfera do privado, era caracterizado pela privação, pelaausência da característica essencial do cidadão, que é sua liberdade.

Apontava que a propriedade privada não era desprezada pelos gregos, apenas tinha a função essencial para a preparação do terrenopara a vida pública e que com a evolução social, política e econômica passa-se para a vida contemporânea, onde não ocorre a predominância da esfera pública como referencial de nossa existência.
Umponto destacado por John Stuart Mill, defensor do princípio da eficiência das funções do Estado, é o encolhimento da esfera pública, pois o vetor de construção de valores apontava para a vida...
tracking img