sintese do sulfato de tetraaminocobre estrela

1903 palavras 8 páginas
SINTESE DO SULFATO DE TETRAAMINICOBRE(II) MONOIDRATADO
1. INTRODUÇÃO Foi realizado, no âmbito da disciplina de Didática da Química I, uma síntese do sulfato de tetraminocobre(II) monoidratado (CAS – 10380-29-7), partindo dos reagentes de sulfato de cobre pentaidratado (CAS No. 7758-89-7) e amoníaco a 25% (Fisher, CAS 1336-21-6). Onde utilizou-se etanol (Fisher, CAS 64-17-5) para a precipitação, seguido do isolamento desse sal complexo por recristalização.
A síntese do sal complexo de sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado pode ser traduzida pela seguinte equação:

Efetuou-se também, a Estrela Verde e as métricas de massa a fim de avaliar e discutir a verdura dessa síntese e a as melhorias feitas como otimização para aumentar a verdura da síntese.
2. OBJETIVO
Sintetizar o sulfato de tetraaminocobre(II) monoidratado e analisar a verdura a partir do uso de métricas e dos princípios da química verde.
3. PLANEAMENTO DA EXPERIENCIA/ ESTRUTURA DO TRABALHO
Inserir diagrama
Esquema do trabalho
4. MÉTRICAS UTILIZADAS
Para avaliar a verdura química da síntese utilizaram-se dois tipos de métricas da estrela verde (uma métrica holística) e métricas de massa da química verde (Tabela 1).
4.1. Estrela verde
Estrela Verde (EV) ” (Green Star, GS) é uma métrica holística que cobre todos os princípios da Química Verde aplicáveis em cada situação sob estudo, de natureza gráfica, que permite comparações visuais fáceis. A métrica é constituída por uma estrela de tantas pontas quantos os Princípios da QV em jogo no problema em análise, e em que o comprimento de cada ponta é tanto maior quanto melhor for o cumprimento do respetivo princípio, de modo que a área da estrela é tanto maior quanto maior for a verdura global do processo químico em estudo. Em face da sua forma, a métrica foi designada pelo nome de “Estrela Verde (EV) ” (Green Star, GS).
A Estrela Verde envolve a consideração de aspetos relacionados com: os riscos para saúde e ambiente de todas as

Relacionados

Outros Trabalhos Populares