Sintese do modulo iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese Reflexiva - III

“A Educação é do tamanho da vida! Não há começo. Não há fim. Só a travessia. E, se queremos descobrir a verdade da Educação, ela terá de ser descoberta no meio datravessia.”

Neidson Rodrigues

A sistematização do Módulo III do Progestão aconteceu no dia trinta e um de agosto de 2012, nas dependências do NATE. Iniciou – se as 08h00min, com a oração do Pai Nossocantado; versão do padre Zezinho, e a dinâmica da Validação, seguida pela mensagem reflexiva; Sapateado e Liderança. Posteriormente, houve a socialização da atividade 04 do Caderno de Atividade;concepções do coletivo em relação à escola que temos e à escola que queremos, através de discussões em grupo e a socialização do consenso dos mesmos, oportunizando o compartilhar do saber.
No geral, o MóduloIII, “Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola?”, nos orienta quanto à importância de todos os segmentos da escola (gestores, alunos, professores, funcionários, pais ecomunidade local) caminharem juntos, procurando resolver os problemas que aparecem e criando novas alternativas para a melhoria da educação oferecida a comunidade. Nesse sentido, o trabalho realizadopelos vários segmentos é fundamental. Pois, como toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar, o conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, éo que dá forma e vida ao chamado Projeto Pedagógico. “O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referencias experiências e ações de curto, médio elongo prazo.”
A unidade I, trás um aspecto importante, o porquê da construção do projeto coletivamente. Pensamento que é embasado na Lei de Diretrizes e base da Educação Nacional-Lei 9.394/96, quedestaca três eixos relacionados na construção do Projeto Pedagógico da escola que são: Eixo da flexibilidade, Eixo da avaliação e Eixo da liberdade.
Diante desses eixos a autonomia da escola é...
tracking img