Sintese do livro temas teoricos em psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Todas as pessoas seguem regras para poder viver juntas. Se é necessário ter uma garantia que ao chegar em um restaurante vai se ter uma pessoa para lhe atender, ou seja o garçom. Essa regularidadenormatizada pela vida em grupo se chama institucionalização.
A tradição é uma herança dos antepassados. Se eles dizem que algo é correto é porque eles tinham alguma razão. Se com o passar do tempo essaregra perde sua referência de origem, então essa regra foi institucionalizada.
A instituição é um regra social ou valor que se é produzida no cotidiano e que serve de guia para o comportamento daspessoas em geral. O grupo é o elemento que completa a construção social e também que reproduz e reformula tais regras, são regras sociais que passam por todos os grupos sociais e só percebemos queelas existem quando são quebradas ou desobedecidas.
A organização é base da sociedade. E as instituições sociais são mantidas e reproduzidas nas organizações.
Existem dois tipos de grupos sociais:Grupo de sujeito são grupos de pessoas que tem atitudes em fazer algo e o grupo sujeitado que são de pessoas que não tem nenhuma atitude. O grau de conhecer e poder mudar do grupo sua própria historia echamado de transversalidade.
As pessoas vivem em na sociedade em campos institucionalizados. Moram com suas famílias, vão à escola, ao emprego; convivem em grupos informais como grupos de amigos darua, do bar e etc. Convivemos com varias pessoas independente da nossa vontade existe dois tipos de convívio em grupo o solidariedade mecânica que é quando esse convívio independe da nossa escolha e asolidariedade orgânica é a forma de convívio a qual escolhemos nossos pares;as pessoas a qual queremos conviver.
A coesão grupal é a certeza da fidelidade dos componentes do grupo. Os grupos podemser grupos autoritários que necessita de um líder autoritário, ou grupos democráticos que tenha uma liderança democrática e o processo grupal desses grupos se reconfigura a cada momento e se dar de...
tracking img