Sintese do cetoconazol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
estudo da SINTESE DA MOLECULA DO CETOCONAZOL

São Luis
2011

estudo da SINTESE DA MOLECULA DO CETOCONAZOL

São Luís
2011

1 IDENTIFICAÇÃO
*
1.1 Tema

Estudo da síntese da molécula do cetoconazol.

1.2 Orientando (a)

1.3 Orientador (a)

1.4 Instituição

1.5 Período

Fevereiro/Junho de 2011

2 INTRODUÇÃO

Até a década de 1940, havia relativamente poucosagentes antifúngicos disponíveis para o tratamento de infecções fúngicas, sistêmicas e superficiais. Com o avanço das pesquisas relacionadas à área descobriram-se novas formulas de medicamentos que contêm menos efeitos adversos e são farmacos mais seguros e eficazes, tornado-os assim menos prejudiciais à saúde dos pacientes e aumentando o arsenal terapêutico. (MAERTENS, 2004)
Os primeirosantifúngicos desenvolvidos foram os polienicos como a Anfotericina B que representou um grande avanço no tratamento de doenças fúngicas, entretanto é um medicamento que apresenta grandes efeitos colaterais, como: cala frios, febre, anorexia, diarreia, dispneia e outros. (MAERTENS, 2004)
Posteriormente, foram criados novos antifúngicos derivados dos azóis, primeiro os imidazois, como o Cetoconazol, que pormais de uma década foi considerado a droga de escolha no tratamento prolongado de micoses endêmicas, sendo utilizado até hoje no tratamento de diversos tipos de micoses sistêmicas e superficiais. (MAERTENS, 2004)
Em 1944, Wooley descobriu que o benzimidazol (figura 1) apresentava propriedades antimicóticas, foram realizadas pesquisas visando a obtenção de derivados azólicos com utilidade notratamento das micoses. Dentre as substâncias obtidas destacaram–se o clotrimazol, miconazol, cetoconazol, econazol, isoconazol, tioconazol, oxiconazol, fenticonazol, omoconazol e bifonazol, substâncias pertencentes ao grupo químico dos imidazóis. (TAVARES,1996)






Figura 1 – Estrutura do anel benzimidazol que após sofrer modificações moleculares deu origem ao anelimidazol

Ao avanço das pesquisas, foram criados os triazóis, como: Fluconazol, Itraconazol e Voriconazol, que apresentaram uma atividade antifúngica de amplo espectro e tiveram uma melhoria no perfil de segurança comparada com a Anfotericina B e o Cetoconazol. (MAERTENS, 2004)
O Imidazol foi primeiramente sintetizado por Heinrich Debus em 1858, mas vários derivados do imidazol foram descobertosanteriormente, na década de 1840. (TAVARES, 1996)
O cetoconazol (figura 2) de nome químico cis-1- acetil-4-[4-[2-(2,4- diclorofenil) - 2 - (1H imidazol - 1 - ilmetil) - 1,3 - dioxalan - 4 – il] metoxi fenil] – piperazina, de fórmula C26 H28 Cl2 N4 O4 e peso molecular de 531,44g/mol, um derivado imidazólico, representou um avanço na terapêutica das micoses sistêmicas e supeficiais, porapresentar atividade antimicótica. (PARFITT, 2002; THE MERCK INDEX, 2001).

Figura 2: Estrutura química do cetoconazol

Foi descoberto por pesquisadores da Indústria Janssen Farmacêutica, Bélgica, tendo recebido inicialmente o nome de código R 41.400 e sendo introduzido na terapêutica em 1979, foi o primeiro azol a ser administrado oralmente para tratamento de infecções superficiais e sistêmicas, pois,comparado aos fármacos similares, apresenta vasto espectro de ação com poucos efeitos indesejados. (TAVARES,1996)
A mistura racêmica de cetoconazol é actualmente usado principalmente como um agente antifúngico para infecções sistêmicas. A síntese química de cetoconazol (figura 3) isômeros individuais de cetoconazol pode ser obtida pela resolução da mistura racêmica dos enantiômeros usando meiosconvencionais. É sintetizado como mostra a figura a seguir:

Figura 3: Sintese do Cetoconazol

Por ser um fármaco de amplo espectro de ação contra fungos, mostra-se ativo contra os dermatófitos, tem ação leishmanicida in vitro, porém sua ação terapêutica na leishmaniose tegumentar americana é lenta e inconstante. É solúvel em ácidos e bem absorvido por via oral, sendo eficaz na terapia de...
tracking img