Sintese da boquelite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE

SÍNTESE DO BAQUELITE

Cleber José de Souza
Flávio Queiroz Ribeiro
Guilherme Elias Barbosa
Lucas Daniel do E. Nunes
Silvanir Nascimento da SilvaValdivino R. dos santos

Anápolis
2011
CLEBER JOSÉ DE SOUZA
FLÁVIO QUEIROZ RIBEIRO
GUILHERME ELIAS BARBOSA
LUCAS DANIEL DO EGITO NUNES
SILVANIR NASCIMENTO DA SILVA


SÍNTESE DO BAQUELITERelatório apresentado à disciplina de Tecnologia de Polímeros do Curso de Química Industrial da Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange.
Prof.°: Leonardo Rodrigues Caixeta.Anápolis
2011
1 – OBJETIVOS
Sintetizar o polímero de condensação Baquelite (Resina fenol-formol).

2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Quando as moléculas se tornam muito grandes, contendoum número de átomos encadeados superior a uma centena, e podendo atingir valor ilimitado, as propriedades dessas moléculas ganham características próprias, gerais, e se chamam macromoléculas. Essascaracterísticas são muito mais dominantes do que aquelas que resultam da natureza química dos átomos ou dos grupamentos funcionais presentes. As propriedades decorrem de interações envolvendo segmentosintramoleculares, da mesma macromolécula, ou de outras (CANEVAROLO JR., 2006).
A forma e o comprimento das ramificações presentes na cadeia macromolecular têm papel importante. Ligações hidrogênicase interações dipolo-dipolo, ao lado de forças de Van der Waals, que atuam nessas macromoléculas no estado sólido, criam resistência muito maior do que no caso de micromoléculas, isto é, moléculas decadeia curta. Em solução, essas interações entre moléculas de alto peso molecular acarretam um pronunciado aumento da viscosidade, que não se observa com as micromoléculas.
Encontram-semacromoléculas tanto como produtos de origem natural, quanto de síntese. Há muita semelhança entre os conceitos de macromolécula e polímero. Literalmente, macromoléculas são moléculas grandes, de elevado peso...
tracking img