Sintese Crítica do Livro Origens da Idade Média de Willian Carroll Bark

1155 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS VI.
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.

LUCAS SANTOS OLIVEIRA
THAMIRY ALMEIDA TRINDADE

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO A ORIGEM DA IDADE MÉDIA DE AUTORIA DE WILLIAN CARROLL BARK.

CAETITÉ
2013
LUCAS SANTOS OLIVEIRA
THAMIRY ALMEIDA

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO A ORIGEM DA IDADE MÉDIA DE AUTORIA DE WILLIAN CARROLL BARK.

Trabalho acadêmico apresentado à Universidade do Estado da Bahia, como requisito de avaliação para aprovação na disciplina: A Origem e o Nascimento do Ocidente: do Mundo Antigo à Cristandade medieval do curso Licenciatura Pleno em História. Orientadora: Professora Rosemária Joazeiro.

CAETITÉ
2013
A origem da Idade Média.
Willian Carroll Bark
4ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

O livro A origem da Idade Média de autoria de Willian Carroll Bark, vem mostrar que com a queda de Roma não houve um retrocesso, ou seja, não teve uma diminuição no seu crescimento, mas sim modificações rápidas e importantes para a criação de um modelo que hoje fez com que se tornasse esta sociedade.
No inicio do livro Bark discuti a queda de Roma, e analisa as questões de relações entre civilizações, classes e massas, sobre as questões de Michael Rostovtzeff, dando uma lição e advertendo a nossa sociedade.
Com isso, Barker vem nos mostrar que a Idade Média não é como todos vêem com bastante preconceito desde os renascentistas até os ilumunistas e apenas alguns anos atrás que pensadores com outro tipo de visão começaram a surgir, porém mesmo com esses novos estudiosos a Idade Média continua sendo vista como a Idade das “trevas”.
Neste livro, Bark faz uma análise sobre os estudos de alguns autores como é o caso de Henry Pirenne, e com isso começa a fazer criticas, pois Pirenne deixa vaga o reconhecimento dos fatos como a importância que a religião cristã teve na Europa Ocidental.
Sobre os erros nos estudos de Pirenne, Bark nos

Relacionados

  • E O Radio
    217392 palavras | 870 páginas