Sintese : criança e a infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Ao longo dos anos a maneira de ver a infância pelo ponto de vista da sociedade, das escolas, dos estudiosos ( Aries,Franco Cambi e outros) e do mundo em geral tem mudado. As modificaçõesdo comportamento das crianças tem acompanhado, durante séculos, o desenvolvimento da sociedade. O meios de comunicação têm contribuído para transformar a criança que hoje vemos. Na idade médiaconsideravam a criança como um adulto em miniatura, não se fazia diferença em suas roupas, cobrava-se comportamento e postura social iguais aos dos adultos e até na sua aprendizagem. Hoje a criança ocupa umlugar social diferente, faz –se diferente no meio social não cobrando dela impossibilidades. Vê-se hoje a criança diferente nos seus direitos e entende-se que está em constate aprendizado durantesua vida.
Desenvolvimento
Para se falar da questão de infância, devemos observar e saber em que época vamos nos situar para dar essa resposta, pois a infância em cada época e sociedade é vista demaneira diferente, até mesmo dependendo da raça e classe social em que se situa.
Para Postmam a idéia de infância passou por diversas mudanças de acordo com seu contexto histórico. Em cada época sãoalterados na sociedade os conceitos, direitos e interferências de infância.
No texto tenta-se definir infância, porém é difícil chegarmos a uma única definição. A definição varia segundo a época,espaço em que foram geradas e as referências para defini-la. O dicionário por sua vez define infância como um período de crescimento. Segundo santo Agostinho “é alguém pecaminoso, que provém do pecado –pecado da união dos pais”. O estatuto da criança e do adolescente define a criança como a pessoa até 12 anos de idade, incompleto.
Em cada época a criança se destaca de maneira diferente. Na idademédia entre criança e adulto quase não se fazia diferença, da vestimenta a aprendizagem. Na revolução industrial nasceu a criança operária, sua mão de obra era aproveitada. No século XIX surge a...
tracking img