sinopsia sobre teoria funcionalista

580 palavras 3 páginas
Teoria funcionalista
Para melhor explicar a sociedade, Alfred Reginald Radcliffe-Brown um dos funcionalistas cria a teoria conhecida como Estrutural-funcional, a qual estuda a sociedade sobre o ponto de vista da função e suas consequências, baseado em observações do momento presente; explicar os aspectos de organização social e das relações entre os indivíduos, através de analogias. Lévi- Strauss critica o funcionalismo, pois diz que nos limitamos apenas ao estudo presente, condenamos- nos a não conhecer o ontem que também é história, mas admite que o método monográfico seja uma obra preciosa.

InfoEscola: Navegando e Aprendendo
InfoEscola » Sociedade » Comunicação »
Teoria Funcionalista Assine a newsletter do InfoEscola!

Numa visão global a respeito dos meios de comunicação de massa, a teoria funcionalista estuda as funções que tais mídias exercem na sociedade. É uma área de conhecimento que investiga sobre os conflitos que podem ser gerados pelas mídias de massa relativo ao nível de normalidade e necessidade de uma sociedade.

Trata-se de um estudo sociológico no setor de comunicação , principalmente sobre o “mass media” (mídia de massa). A teoria funcionalista estuda o equilíbrio entre indivíduos e veículos e todo o sistema de transmissão de conteúdo englobado.

É funcionalista por tentar entender a função de cada meio comunicativo e a lógica na problemática social. Relativo ao indivíduo considera o nível social da pessoa atingidas por determinada mídia, o prestígio veiculado nessa relação e as possíveis resistências de recepção do que é veiculado.

Há o estudo de “disfunções narcotizantes”, resultado de excessos na exposição de informações e conteúdos. Nesse campo de estudo, há a análise do nível de satisfação, ou seja, a atividade seletiva e interpretativa do receptor de uma mídia, se o que ela oferece atinge de fato às suas reais necessidades.

A teoria sempre defende que a existência de uma mídia deve ser submetida a

Relacionados