Sinopse interpretativa do filme "...e a vida continua"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando os primeiros casos de AIDS surgiram – por volta de 1980 –, esta era uma síndrome jamais vista e, portanto, desconhecida pelos cientistas. Os indícios de uma nova doença surgem quando algunshomossexuais começam a morrer de pneumonia pneumocística, uma doença tratável, passível de cura e que segundo os médicos "não matava ninguém". Porém, aqueles pacientes não respondiam à terapêuticaconvencional e apresentavam índices de linfócitos – células de defesa orgânicas – muito baixos ou nulos.

A partir daí, cientistas são mobilizados para descobrir a causa das mortes e travam uma árduabatalha contra o tempo que, infelizmente perdura até os dias de hoje. Pesquisadores americanos e franceses desenvolvem pesquisas paralelas e em diferentes áreas, mas o grupo dos americanos é que trata da"parte sócio-cultural" da doença, buscando encontrar o paciente zero – aquele que teria dado início ao ciclo proliferativo da doença – e relacionar a síndrome à um grupo de contaminados. A princípio,todos pensavam que esta fosse uma "Doença dos Gays" e estivesse presente apenas em homossexuais, tendo sua transmissão restrita aos ambientes freqüentados por eles. Nesse contexto, surgem severasdiscussões e entraves ao trabalho dos cientistas americanos que ao apresentarem projetos para fechar saunas freqüentadas pelos homossexuais têm neles um grande obstáculo pois estes não aceitam e apolêmica pública prejudica o destino de verbas para as pesquisas.

Mesmo trabalhando sem infra-estrutura adequada e em laboratórios precários, os cientistas americanos conseguem evidências de que a doençaé transmitida por um vírus. Surge, então, outra preocupação: os bancos de sangue para transfusões. Os pesquisadores acreditavam que o sangue armazenado em alguns bancos de sangue pudesse estarcontaminado e infectar pessoas que fizessem transfusões; tentem fechar estes reservatórios e são novamente atacados pela opinião pública e pelo Conselho Médico Regional que discorda das suas opiniões e...
tracking img