Sinopse do filme de cromwell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Richard Harris e Sir Alec Guinness protagonizam este arrebatador drama épico, que nos faz reviver a luta de classes que se desencadeou na Grã Bretanha do século XVII.
Um ambicioso cavalheiro chamado Oliver Cromwell (Richard Harris) ousou desafiar a opressão política e a corrupção que oprimia a sua nação. Vendo o seu poder a ser usurpado por um plebeu, o Rei Carlos I (Alec Guiness, vencedor dedois Oscar®: 1957 Melhor Actor por "A Ponte do Rio Kwai", 1980 Prémio Carreira) resolve enfrentar o seu adversário. Um dos homens será o governante absoluto, o outro será executado.

Sinopse:
O filme Cromwell de 1970, está baseado na vida e feitos de Oliver Cromwell que liderou as forças do Parlamento de Inglaterra durante a Guerra Civil Inglesa e, mais tarde com o título de Lord Protetor,dirigiu a Grã Bretanha e Irlanda em meados do século XVII. Se destaca o filme com um elenco cheio estrelas cinematográficas, com Richard Harris como Cromwell e Alec Guinness como o Rei Carlos I da Inglaterra.

Fatos Históricos:
Oliver Cromwell descendia de Catherine Cromwell (nascida cerca de 1483), uma irmã mais velha do estadista Tudor, Thomas Cromwell. Apesar de ter casado, manteve o seu nome,possivelmente para manter a ligação com o seu tio famoso. Das suas crianças, Richard Cromwell (1500-1544) foi o pai de Henry Cromwell (1524 - 6 de Janeiro de 1603). As tendências extravagantes de Henry deixaram os seus herdeiros, incluindo o seu filho Robert Cromwell, Escudeiro (1560-1617) com uma herança que incluía terra mas nenhum dinheiro. Oliver nasceu do casamento de Robert Cromwell comElizabeth Steward ou Stewart(1564 - 1654) a 25 de Abril de 1599.

Oliver nasceu em Huntingdon, no condado de Huntingdonshire em East Anglia. Ele foi um fazendeiro fidalgo, mas teve de a sua quinta e terras para pagar as dívidas acumuladas. devoto da seita Puritana radical, tornou-se um membro evangélico.

Consta que Cromwell estava a ponto de viajar para encontrar o seu tio na Virginia, como fizerammuitos puritanos, mas que desistiu pouco antes de fazê-lo. Decidiu então concorrer ao cargo de deputado (Member of Parliament - MP) por Huntingdon, no Parlamento de 1628, que seria posto em recessso pelo rei no ano seguinte. O seu discurso inaugural foi a defesa de um democrata radical que tinha argumentado a favor do voto universal num panfleto não autorizado. Ele também se destacou na defesadas gentes da região de The Fens ante os proprietários ricos que pretendiam expulsá-los das suas terras.

A influência de Cromwell como comandante militar e político durante a Guerra Civil Inglesa alterou dramaticamente o panorama político das ilhas britânicas. Tendo aderido ao exército sem qualquer experiência militar com a idade de 43 anos, ele recrutou uma unidade de cavalaria e ganhouexperiência e vitórias numa sucessão de batalhas em East Anglia. Promovido a General em comando da cavalaria no exército "New Model Army" (Exército de Novo Tipo, porque não se compunha de mercenários mas de pessoas que acreditavam firmemente em sua causa), ele treinou os seus homens para rapidamente se reagruparem após um ataque, tática usada inicialmente com grande sucesso na batalha de Naseby. Dessamaneira, acabou substituindo o comandante anterior do Exército, o conde de Essex, que certa vez afirmou, durante a Guerra Civil: "Se vencermos o rei cem vezes, ele ainda será o rei; mas, se ele nos derrotar uma única vez, seremos enforcados". Para Cromwell, essa frase tornava inútil todo o trabalho de luta pelos ideais parlamentares e puritanos. Com o sucesso militar veio o poder político, até que setornou o líder político do seu tempo.

A chamada "segunda guerra civil", que teve início em 1648 após a fuga de Carlos I de Inglaterra da prisão, sugeriu a Cromwell que não seria possível obter um compromisso com o rei. Houve tentativas nesse sentido, inclusive com Cromwell se opondo aos que primeiro defenderam a deposição ou execução de Carlos. Finalmente, o rei foi julgado, condenado à...
tracking img