Sinergia em políticas e serviços públicos: desenvovimento social com intersetorialidade.

4855 palavras 20 páginas
...............................
Sinergia em políticas e serviços públicos: desenvolvimento social com intersetorialidade

Cadernos FUNDAP
n. 22, 2001, p. 102-110

Rose Marie Inojosa

SINOPSE O artigo, baseado em palestra proferida no seminário “A Reforma Administrativa”, trata da introdução da perspectiva intersetorial nas políticas públicas, refletindo-se na produção e oferta dos serviços, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e reverter a exclu-

são. Desenvolve os seguintes pontos: mudança de paradigma, a perspectiva da complexidade; projeto político transformador; prática de planejamento das políticas públicas como processo participativo; e mobilização e atuação em redes de compromisso social.

A sinergia entre as políticas públicas e entre os serviços públicos é possível? A organização de algumas idéias em torno de três questões permite-nos examinar a questão da intersetorialidade nas políticas e nos serviços públicos.
− O tema: Por que esse tema tem aparecido tanto em artigos e discussões?
− O interesse: Qual é a oportunidade desse tema para os serviços públicos?
− As implicações: Quais são as implicações da atuação intersetorial para a organização dos serviços públicos.
O tema está vinculado à discussão da transdisciplinaridade, bem mais madura e antiga. A nosso ver, a intersetorialidade, ou transetorialidade, é uma expressão, no campo das políticas públicas e das organizações, da transdisciplinaridade tal como tem sido discutida no campo do conhecimento científico. Por isso, convém examinar um pouco mais atentamente a transdisciplinaridade, cujas raízes se fincam na teoria da complexidade.
A transdisciplinaridade é a geração de conhecimentos ecologizados, para usar uma expressão feliz de Edgar Morin.1 Esse autor afirma que as disciplinas nasceram sob o paradigma da disjunção e da redução. E foram dar em clausuras setoriais — ou seja, as disciplinas fecharam-se em si mesmas.

Rose Marie Inojosa é

Relacionados