Sindrome

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNDROME DE BURNOUT, Saúde e Direitos do Trabalhador
Sérgio Paulo Gerim
Acredito que boa parte das pessoas que são ou foram empregados, já tenham passado por situações de apatia e desinteresse pelotrabalho, falta de motivação para novas tarefas e completo desânimo.
Há alguns anos, um novo assunto vem sendo veiculado em artigos médicos, de psicologia social e jurídicos, como sendo umaimportante causa de afastamentos dos empregados de seus postos de trabalho: o esgotamento profissional, mais conhecido como síndrome de burnout.
Aliás, a Portaria GMS 1339/99 do Ministério da Saúde, querelaciona as doenças de origem ocupacional que possibilitam o afastamento junto ao INSS, aponta a síndrome de burnout como um desses males.
Apesar do problema ter sido observado originalmente emprofissionais que lidam com o público, tais como médicos, psicólogos, professores e agentes penitenciários, ele atinge um número cada vez maior de pessoas que trabalham em diversos níveis e áreas.Atualmente, a forte competitividade, a escassez do tempo, a busca incessante por metas cada vez mais distantes, podem levar o trabalhador a um quadro de completa apatia e desânimo pelo trabalho, que não rarodeságua no uso abusivo de álcool e drogas.
O quadro clínico da Síndrome de Burnout se manifesta geralmente através do esgotamento físico e mental e com a diminuição dos recursos emocionais. Otrabalhador afetado tende a ficar inquieto, irritado, com dificuldades de concentração e memorização, agressivo com colegas e superiores , além de dores musculares, dor de cabeça, perda do sono, hipertensãoarterial, alergias, perda de peso, problemas de estômago e até pânico.
Nesse quadro, no qual o trabalhador está doente e precisando de auxílio especializado, muitas vezes a opção é pela demissão e nãopelo afastamento médico, justamente por falta de conhecimento sobre o assunto.
Importante é salientar que a própria lei trabalhista pode servir de armadilha contra o empregado, ao invés de...
tracking img