Sindrome de sjogren

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências da Saúde

Síndrome de Sjögren

Breve “Overview”

O Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto-imune crónica inflamatória, lentamente progressiva, caracterizada sob o ponto de vista histológico pela infiltração de linfócitos T CD4+ e linfócitos B ao nível das glândulas exócrinas, especialmente salivares e lacrimais, entre outros órgãos, bemcomo pela presença de autoanticorpos no soro. De difícil diagnóstico, os sintomas mais protuberantes do SS são a xerostomia e xeroftalmia.
Nove em cada dez pacientes com SS são do sexo feminino, maioritariamente, na menopausa ou com idade superior. Contudo, pode também ocorrer em crianças, adolescentes e adultos jovens, podendo surgir complicações durante a gravidez em mulheres jovens.
Nãoexiste cura para o SS, contudo, existem diversos tratamentos no sentido de aliviar alguns sintomas, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao doente.

Etiologia

As causas não são conhecidas, mas pensa-se que múltiplos factores podem estar envolvidos no despoletar desta doença, entre os quais factores hereditários, hormonais, infecções bacterianas ou virais e alterações do próprio sistemanervoso.

Diagnóstico

O diagnóstico e a intervenção precoces são importantes na prevenção de complicações desta doença. Contudo, o seu diagnóstico não é tarefa fácil dado que este pode mimetizar outras patologias ou coexistir com outras doenças auto-imunes como o Lúpus Eritematoso Disseminado (LED), a Artrite Reumatóide, Esclerose Múltipla, Fibromialgia entre outras. Para além disso, nem toda asecura que é tão característica desta doença resulta dela. Pode resultar de efeitos secundários decorrentes da toma de certos medicamentos usados para o tratamento de hipertensão arterial, depressão, resfriados, alergias e problemas gastrointestinais.
Face à variedade de sintomas que esta doença apresenta, o paciente pode ser encaminhado para diversos especialistas como o oftalmologista, médicodentista e reumatologista que recorrerão a diferentes exames complementares de diagnóstico.

Síndrome de Sjögren primário ou secundário

Quando o SS ocorre de forma isolada, sem a presença de outra doença auto-imune do tecido conjuntivo, é considerada Sjögren Primário. Já quando os sintomas desta doença são acompanhados de uma desordem auto-imune do tecido conjuntivo, como o Lúpus ou ArtriteReumatóide, esta toma a designação de Sjögren Secundário.
A realização de alguns estudos, permitiu concluir que indivíduos com Síndrome de Sjögren Primária apresentam maior severidade no que diz respeito à secura dos olhos (xeroftalmia) e boca (xerostomia). Para além disso, ocorre um aumento das glândulas salivares (parótidas, sublinguais e submandibulares) ao redor da face.
Embora alguém comSíndrome de Sjögren Primária possa vir a desenvolver uma doença de tecido conjuntivo, é mais comum o contrário acontecer, ou seja, uma pessoa com doença crónica do tecido conjuntivo vir a desenvolver Síndrome de Sjögren.
Recentes pesquisas demonstraram uma associação entre Síndrome de Sjögren e o desenvolvimento de linfoma.

Sintomas

O SS apresenta diversos sintomas. Duas pessoas com SS nunca têmexactamente o mesmo leque de sintomas ou história médica. Estes podem ser estáveis, piorar ou até mesmo regredir. Enquanto que para alguns doentes os sintomas de secura nos olhos e boca são manifestações permanentes, para outros são ocorrências temporárias, passando por ciclos de pleno bem-estar, seguidos de períodos de doença grave.
Seguidamente, apresentam-se descriminados alguns dos sintomasmais frequentes da SS.
▪ Olhos demasiadamente secos com sensação de queimadura, grão ou areia no olho (xeroftalmia)
▪ Secura da boca (xerostomia), disfagia, estomatite, cárie dentária, involução das gengivas, halitose, lábios secos e gretados, sensação de queimadura, dificuldade em deglutir…
▪ Glândulas salivares major aumentadas de volume
▪ Aumento súbito de cáries e/ou...
tracking img