Sindrome de munchausen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SINDROME DE MUNCHAUSEN
Geralmente pessoas que apresentam uma doença psicológica não costumam exibir manifestações físicas aparentes. Chamadas mais comumente de distúrbios, disfunções, transtornos ou perturbações, muitas doenças psicológicas conhecidas atualmente são atribuídas ao estilo de vida, cultura e sociedade em que a pessoa vive. Depressão e ansiedade são exemplos de doençaspsicológicas comuns nas atuais sociedades industrializadas.
Nos serviços de saúde são utilizados como referência o Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM) e a Classificação Internacional de Doenças (CID).
O DSM é um sistema de classificação que organiza cada diagnóstico psiquiátrico em cinco níveis,relacionando neles distúrbios, transtornos, perturbações e disfunções. Esse manual é seguido por todos os profissionais da área de saúde mental.
o Eixo I: transtornos clínicos, incluindo principalmente transtornos mentais, bem como problemas do desenvolvimento e aprendizado. Nesse eixo é comum incluir transtornos como depressão, ansiedade, distúrbio bipolar, TDAH e esquizofrenia;
o Eixo II:transtornos de personalidade ou invasivos, bem como retardo mental. No eixo II incluem-se transtornos como transtorno de personalidade borderline, transtorno de personalidade esquizoide, transtorno de personalidade antissocial e transtorno de personalidade narcisista;
o Eixo III: condições médicas agudas ou desordens físicas;
o Eixo IV: fatores ambientais ou psicossociais contribuindopara desordens;
o Eixo V: Avaliação Global das Funções (Global Assessment of Functioning) ou Escala de Avaliação Global para Crianças (Children’s Global Assessment Scale) para jovens abaixo de 18 anos.
Assim como o DSM, a classificação das doenças psicológicas no CID também é seguida por profissionais de saúde mental.
1- Transtornos Mentais e do Comportamento
1.1- Transtornos mentaisorgânicos, inclusive os sintomáticos;
1.2-  Transtornos mentais e comportamentais em decorrência do uso de substância psicoativa;
1.3-  Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes;
1.4- Transtornos do humor [afetivos];
1.5- Transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o estresse e transtornos somatoformes;
1.6-  Síndromes comportamentais associadas a disfunçõesfisiológicas e a fatores físicos;
1.7-  Distorções da personalidade e do comportamento adulto;
1.8-  Retardo mental;
1.9-  Transtornos do desenvolvimento psicológico;
1.10- Transtorno do comportamento e transtornos emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência;
1.11- Transtorno mental não especificado.
A maioria das pessoas tenta evita ficar doente. Uma pequenaporcentagem das pessoas, no entanto, aprecia a idéia de ir ao médico, submeter-se a exames e, até mesmo, fazer uma cirurgia dolorosa. Apesar de saberem que não estão doentes de verdade, as pessoas com síndrome de Munchausen fingem estar doentes porque estão em busca de atenção e compaixão.
| |

A síndrome de Munchausen é um distúrbio mental estranho, mas muito real. É o tipo mais severo dedoença simulada, um conjunto de distúrbios em que as pessoas intencionalmente exageram, inventam ou causam os sintomas da doença. É difícil saber exatamente quantas pessoas têm a síndrome de Munchausen, porque a maioria delas é especialista em esconder seu comportamento. Algumas adotam nomes falsos e vão para áreas diferentes para evitar serem descobertas.
Neste trabalho informamos sobre a Síndromede Munchausen é uma das doença psicológica, que afetam pessoas nas sociedades atuais.
Vamos aprender mais um pouco sobre ela?

A Síndrome de Munchausen possui dois tipos: by proxi(por procuração), e a by self.
A Síndrome de Munchausen é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela simulação consciente de sintomas e ainda pela provocação dos mesmos. Também conhecida como...
tracking img