sindrome de guilhan barrer

1531 palavras 7 páginas
Seminário
Tema: Especialidade Reconhecida da Fisioterapia:
Quiropraxia e Osteopatia

Vitória da Conquista – Bahia
2013

Seminário
Tema: Especialidade Reconhecida da Fisioterapia:
Quiropraxia e Osteopatia

Vitória da Conquista – Bahia
2013
Quiropraxia e Osteopatia. O que são?
“Quiro” = Mão “Práxis” = Prática
A Quiropraxia e a Osteopatia são especialidades do profissional Fisioterapeuta, devidamente reconhecidas no COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), precisamente estabelecida na Resolução Nº. 220/2001, de 23 de maio de 2001.
Especialidade Fisioterapêutica fundamentada em ações manipulativas e de ajustamento ósteo-mio-articular, diagnósticos e terapêuticos, que se dedica a analise no corpo num todo, tratamento e prevenção dos problemas do sistema neuro-músculo-esquelético.
História da Quiropraxia
A descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.
Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes, incluindo a manipulação médica, “bonesetting” e a osteopatia, como também incorporou aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo.
O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - praticar “praticar com as mãos”, é atribuído a D.D. Palmer e lhe foi dado por um paciente o Reverendo Samuel Weed.
A Quiropraxia se desenvolveu nos Estados Unidos da América durante um período de reformas significativas na formação médica e no seu exercício profissional. Nesta época havia uma grande variedade de opções de tratamento, tanto dentro da medicina convencional, como entre outras inúmeras abordagens alternativas no cuidado da saúde.
Quiropraxia no Brasil
Década de 20 - Segundo a historiografia, no Brasil a profissão é

Relacionados