Sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNDROME DE DOWN E INCLUSÃO
 
 
Resumo
 
Vários são os fatores que dificultam a inclusão. Preconceito falta de informação,  questões sociais e emocionais são alguns deles.  No que se refere à inclusão de pessoas com necessidades especiais, muitos mitos foram construídos a respeito de suas potencialidades. Algumas pessoas acreditam que lugar de deficiente é na instituição, onde devem ficarsegregados e longe de especulações. Por outro lado, a sociedade avança por um caminho sem volta – o da inclusão social e educacional. Este artigo mostra através de pesquisa bibliográfica e de campo as principais características do portador da Síndrome de Down, os aspectos emocionais e sociais, propondo reflexões acerca dos principais veículos de inclusão – família, escola e trabalho. Incluir,integrar, não é simplesmente fazer com que o deficiente, se adapte aos espaços, mas sim, que sejam dadas a ele as mesmas oportunidades de se desenvolver, interagir e de ser respeitado em suas diferenças, almejando assim, contribuir para as discussões sobre inclusão e auxiliar positivamente neste processo. 

Palavras-chave: Síndrome de Down. Inclusão Social. Inclusão Escolar.
 
 
1 INTRODUÇÃO
              
              Muito se fala em inclusão social de pessoas com necessidades especiais e as discussões sobre a problemática contam de longa data. Entretanto, nem todas as sociedades e culturas evoluíram no mesmo grau e da mesma forma.
 
              É possível encontrar ainda hoje, atitudes divergentes e até preconceituosas, com maior ou menor intensidade, em relação não somente àspessoas com necessidades especiais, mas com toda a diversidade. Há também instituições que privilegiam o atendimento das necessidades físicas, ou de forma assistencialista, sem propor condições ou oportunidades para seu desenvolvimento pleno.             
             
O presente artigo tem como objetivo fundamental caracterizar a Síndrome de Down ou Trissomia 21, sua relação com o meiofamiliar, escolar e social e explanar a excepcionalidade não como um fator de exclusão, mas como um agente de inclusão social ativo a partir da estimulação, aprendizagem e oportunidades, descrevendo as características da Síndrome de Down, elencando seus aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais, identificando os efeitos da presença de uma criança com Síndrome de Down na família e relatando asatitudes da sociedade diante da inserção da pessoa com Síndrome de Down.
              Este estudo apresenta, por meio de revisão bibliográfica e entrevistas, os fatores (sejam emocionais, cognitivos ou sociais) que dificultam a inclusão educacional e social de pessoas portadoras da Síndrome de Down, buscando alternativas para que a deficiência não seja vista como um fator determinante eexcludente, mas como uma vertente da diversidade que merece atenção e oportunidades para desenvolver suas potencialidades.
 
                   
2 Características da Síndrome de Down
 
 
              A Síndrome de Down ou trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo extra total ou parcial, detectados por meio do exame chamado cariótipo e pode ocorrer detrês tipos: trissomia 21 simples (93% dos casos), mosaico (1 a 2%) e translocação (2 a 3%).
 
              Recebe esse nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. No entanto, foi o professor Jerome Lejeune que, em 1958, descobriu que havia um cromossomo 21 extra nos portadores deste distúrbio genético, descobrindo assim a primeira doença genética. 
              A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais e pode ser identificada antes mesmo do nascimento o que auxilia no processo de intervenção precoce que se estende ao atendimento da família.
 
              As três principais características da síndrome de Down são:
1.    a hipotonia (flacidez muscular, o bebê...
tracking img