Sindrome de Burnout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sindrome de Burnout

O termo Burnout significa que o desgaste emocional danifica os aspectos físicos e emocionais de uma pessoa. Burn quer dizer queima e Out exterior.
A principal característicada síndrome de Burnout é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes.
A síndrome se manifesta principalmenteem pessoas com profissão que exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Exemplos de profissionais que correm o maior risco de ter a síndrome são: profssionais da área da saúde, assistentesocial, bombeiros,policiais, entre outros.
O diagnóstico é feito com base na história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.
Os sintomas são: fadiga, cansaço constante,distúrbio de sono, dores musculares e de cabeça, irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite e perda de iniciativa.
O tratamento é feito com uso deantidepressivos e psicoterapia.
Para ajudar a controlar os sintomas, a prática de atividades físicas regulares e exercícios de relaxamento, mais a mudança de estilo de vida, ajudam a prevenir e tratar asíndrome.

Relato de um caso

Funcionário de empresa de telefonia há 28 anos, com idade de 58 anos.
Seus problemas começaram com seqüencias de mudanças administrativas. Assumiu o cargo de gerenciasem consulta prévia, aumentando suas tarefas e responsabilidades. Uma de suas tarefas incluía a demissão de funcionários.
Aumentou a sua carga horária para aprender o novo serviço.
Na empresa osnovos contratados não estavam suficientemente qualificados para as funções, exigindo mais esforço na sua tarefa. Havia muitas mudanças administrativas em pouco tempo.
Era exigida muita melhora nocrescimento e qualidade nos resultados da empresa. Tinha que bater metas se não cumpridas era dito que não tinham competência, e se cumprida a meta era dito que poderia ter sido melhor.
Os...
tracking img