Sindrome de asperger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 2
O que é a Síndrome de Asperger? 3
Entrevista com a mãe 4
Entrevista com a professora 6
Questão abordada com a mãe e com professora 8
Comentário 9

Introdução

A criança observada é um menino de 5 anos de idade portador de uma síndrome chamada Síndrome de Asperger.
Foram analisados diversos aspectos interessantes, tanto da vida familiar quanto escolar,pois consegui uma entrevista, onde formulei questões acima do que foi sugerido, com a mãe e a professora da criança.

O que é a Síndrome de Asperger?

A Síndrome de Asperger é um transtorno global do desenvolvimento, que apresenta muitas semelhanças com relação ao autismo, porém com o nível menos elevado. Não chega ser uma deficiência mental, é um distúrbio, um atraso no desenvolvimento. Nãoé uma doença genética, pode-se adquirir e desenvolver a partir dos 3 anos de idade.

Entrevista com a mãe

-Quais são as principais características vistas pela família?
Ele apresenta diversas características incomuns, que segundo os médicos, podiam ou não ser superadas com o passar do tempo. O que mais me chama a atenção é a inteligência (em assuntos de seu interesse), a teimosia, operfeccionismo, a boa memória, a anciosidade, a tranqüilidade e o sentimentalismo. Outra coisa que podemos notar e que ele precisa de uma rotina, ele sabe exatamente de tudo o que deve fazer todos os dias da semana; sua audição também é muito apurada, consegue ouvir sons que nos não ouvimos, por exemplo, uma sirene distante. Uma coisa que me deixa preocupada é que ele não forma frases fala apenas palavrassoltas, esse mês ele falou sua primeira frase que foi: ¨Joaninha! Que linda.¨ nossa eu fiquei muito emocionada.

-Quando foi que você percebeu que ele tinha esta síndrome?
Bom, até uns 2 anos de idade ele parecia ser uma criança comum, como qualquer outra. Com o passar do tempo fui notando q ele não falava, não prestava atenção quando a gente o chamava. A princípio achamos que ele fossesurdo, pois não nos dava atenção.

-Qual foi a sua reação quando descobriu que ele apresentava a síndrome?
No começo foi um pouco difícil para me adaptar, pois nunca imaginamos que podemos ter filhos com alguma dificuldade ou deficiência. Mas logo percebi que não adiantava fugir, então me informei sobre a síndrome, e fiquei mais tranqüila em saber que não se tratava de uma deficiência grave.-Ele toma algum tipo de medicação?Há quanto tempo?
Sim, ele toma um remédio para estimular a memória, começou a tomar a partir do momento que descobrimos a síndrome.

-Como vê seu filho hoje?
Eu o vejo como uma criança normal, no começo foi mais difícil pra mim, mas hoje depois dos tratamentos médicos até mesmo da APAE ele é outra criança, evoluiu muito e apesar de suas dificuldades, para mim eleé como qualquer outra criança.

-A família tem alguma dificuldade em aceitar a síndrome?
Isso depende muito, há pessoas da minha família que não gostam nem de comentar sobre o assunto, por exemplo, meu pai, ele não permite dizer que meu filho tem alguma dificuldade, diz que ele não tem nada e que não é necessário levar em médicos e tal, já existem outras que aceitam normalmente, como a minhairmã que faz o que for necessário para ajudar.

-Ele gosta de freqüentar a APAE?
Gosta muito, nos primeiros dias não foi fácil, ele chorava muito, mas hoje ele adora ir.

- Você percebe diferenças (evolução) a partir do momento em que ele começou freqüentar APAE?
Nossa! Ele evoluiu muito, até mesmo na fala, antes ele não dizia nenhuma palavra, hoje ele já fala de tudo, só não consegueformar frases inteiras.

-Tem mais alguma coisa que gostaria que fosse proporcionado a ele?
Acho que não, tanto médicos quantos professores fazem o possível para ajudar.

Entrevista com a professora

-Como é trabalhar com aluno com a Síndrome de Asperger?
Confesso que no começo tive algumas dificuldades, embora eu tenha vários alunos com as diversas deficiências, nunca havia lecionado...
tracking img