Sindrome da fobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 JUSTIFICATIVA

A fobia social composto de manifestação central de diversas patologias tais como: transtorno de pânico, transtorno de ansiedade social, transtorno obsessivo compulsivo, medo, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico. No Brasil é muito tímido os estudos epidemiológicos acerca da Fobia Social. Assim a concentração de interesse na exploração cientifica nestaárea só contribuirá para elevar a qualidade de vida das pessoas.
Reações como tensão, fuga, insatisfação, falar em publico, palidez, ruborização, sudorese profunda, tremores, tonteiras, enjôos, medo e outros sintomas ligados a descarga adrenérgica concorre para leves crises de pânico.
A Fobia Social é nociva à sociedade. Identificada como patologia da era pós moderna, neste termo assume a condiçãode dependência necessita de tratamento, pois influi no êxito pessoal e profissional, uma vez que ambos dependem de equilíbrio emocional.
Os reflexos político social, econômico e religioso, variáveis significativas que dependendo do equilíbrio emocional do individuo geram mais fobias, quais? Por que? O que é? Como tratá-las? Entretanto neste primeiro momento precisa-se conhecê-las para intervircom procedimentos adequados ao quadro especifico.
A sensibilização é inevitável como procedimento precípuo para o processo da cura da patologia de fobia. A comunicação oral e escrita faz este estudo viável e de grande relevância social.
A construção deste estudo contribui para agregar conceitos, características, analise de pesquisas , resenhas com vistas ao fortalecimento de bases teóricaspreementes ao encaminhamento de posterior pesquisas acadêmicas.

2 OBJETIVOS

3.1 Geral
Construir teorias preventivas suscetíveis à elevação da qualidade de vida da sociedade.

3.2 Especifico
- Analisar comunicações cientifica sobre a síndrome da fobia social.
- Identificar os principais transtornos causados pela síndrome da fobia.
- Produzir referencial teórico com foco na prevenção esuperação da fobia social.
- Comunicar resultados através de palestras como fator de intervenção positiva no processo de superação.

4 REFERENCIAL TEÓRICO
Ansiedade em excesso ou medo sofrido por pessoas quando observado por terceiros durante o desempenho de alguma tarefa são características da Fobia Social como descreve Dr. Rodrigo Marot.
O homem é refém quando se encontra diante desituações traumatizantes pode sofrer um colapso das defesas e ceder a tensão, porém a superação pode ter apoio de terapias. Assim, os sintomas podem estar ancorados nas perturbações transitórias e situacionais.
A tensão, e a forma de reagir , varia de acordo com a idade e a personalidade de cada um.
A ansiedade é caracterizada por sentimentos generalizados e persistentes de intensa angustia sem causaobjetiva.
O medo, medo excessivo e infundado, especifico e anormal em relação a algum objeto condição, situação ou ato. A fobia é um temor persistente.
“ A fobia data, muitas vezes de uma situação critica, produtora de intenso medo, que ocorreu nos primeiros anos da infância. Esta situação foi subsequentemente esquecida ou reprimida e sua recordação provocaria sentimentos de culpa ou ansiedade”. (EDWARDS, 1973,p.35)
Rabello (2001), mostra a desenvoltura da fundamentação teórica sobre a fobia social desenvolvido, por Erik Erikson quando trata da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial desde o nascimento até a morte, considerando a interação do individuo com o seu meio ( afetivo, social, cultural e histórico).
A Associação Brasileira de Psiquiatria subsidiara com dados conjunto aoConselho Federal de Medicina na elucidação de conduta a ser seguida frente a realidade de patologias inerentes ao estudo dos distúrbios emocionais em especial a fobia social, classificado como transtorno da ansiedade social, que ocorrem em situações nas quais a pessoa é observada pelos outros.
Compreender pelo conhecimento é o ato mais seguro para sensibilizar o paciente a superar suas deficiências...
tracking img