Sinapses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sinapses
Os neurônios, principalmente por meio de seu axônio, entram em contato com outros neurônios, passando-lhes informações. Os locais dos contatos são chamados sinapses.Como ocorre a sinapse:
Quando o impulso nervoso atinge a membranapré-sináptica, origina pequena alteração do potencial de membrana capaz de abrir canais de cálcio, o que determina a entrada desse íon. O aumento desse íon provoca a fusão de vesículas sinápticas com amembrana pré-sináptica, assim, ocorre a liberação de neurotransmissor na fenda sináptica, até atingir seus receptores na membrana pós-sináptica.

Sinapses Interneuronais
Os neurônios entram emcontato com outros neurônios, passando-lhes informações. Os locais de tais contatos são denominados sinapses, ou, sinapses interneuronais.


Sinapses Neuroefetuadoras
Os axônios se relacionam comcélulas efetuadoras (musculares) e células secretoras (glândulas salivares, por exemplo). Estes contatos são chamados de sinapses neuroefetuadoras e junções neuroefetuadoras. Funcionamento e morfologia:há dois tipos de sinapses, as elétricas e as químicas.

Sinapses Elétricas
Raras em vertebrados e exclusivamente interneuronais. Nas sinapses elétricas a comunicação entre os neurôniosenvolvidos se faz nos dois sentidos.

Sinapses Químicas
A grande maioria das sinapses interneuronais e todas as neuroefetuadoras A comunicação entre os elementos em contato depende da liberação desubstância química, denominada neurotransmissor.


Tipos de Neurotransmissores
Acetilcolina (importante na contração muscular, atenção, aprendizagem e memória); Aminoácidos: glicina (função inibitóriano Sistema Nervoso Central); glutamato (função excitatória no SNC); aspartato (função excitatória no SNC); Monoaminas: dopamina (controle motor); noradrenalina...
tracking img