Sinapses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Lusíada do Porto Licenciatura em Psicologia 2010/2011

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA VIDA SINAPSES

1

Universidade Lusíada do Porto Licenciatura em Psicologia 2010/2011

ÍNDICE

Introdução – pág. 3 A Neurociência – pág. 4 A Psicobiologia – pág. 9 Sinais nervosos e comunicação interneuronal – Introdução – pág. 11 Sinapses – pág. 11 o Sinapses Eléctricas – pág. 11 o SinapsesQuímicas – pág. 12 Neurotransmissores e Neuromodeladores – pág. 13 Tipos de Neurotransmissores e efeitos associados – pág. 14 Conclusão – pág. 17 Bibliografia – pág. 18

2

Universidade Lusíada do Porto Licenciatura em Psicologia 2010/2011

INTRODUÇÃO

“Existem duas formas distintas de transmitir as mensagens nervosas que nos parecem claras mas nem sempre foram assim.”

Com o presentetrabalho esperamos elucidar-vos um pouco mais sobre a história da neurociência, o que é a Psicobiologia e as suas disciplinas associadas e ainda esperamos vir a contribuir para o vosso estudo sobre um processo neuronal em específico, a sinapse, sobre o que é, de quantas formas de sinapses podemos falar e como se processa. Contudo, esperamos que este pequeno trabalho vos seja útil, tanto para vossaformação académica como pessoal.

3

Universidade Lusíada do Porto Licenciatura em Psicologia 2010/2011

Neurociência
A Neurociência é uma ciência que tem como objecto de estudo o encéfalo, ou seja, tem como objectivo compreender como o sistema nervoso funciona. O estudo do encéfalo é tão antigo como a própria ciência. Os neurociêntistas que se devotaram á compreensão do sistema nervosovieram de diferentes áreas científicas, tais como: a medicina; a biologia; a psicologia; a física; a química e a matemática. Existem alguns sinais que nos indicam de que os nossos ancestrais pré-históricos já compreendiam que o encéfalo era vital para a vida. Os registos pré-históricos dão-nos a conhecer de que á cerca de 7000 anos as pessoas já faziam orifícios no crânio de outros, processo este quese denomina de trepanação. A trepanação é uma técnica utilizada em todo o mundo de forma a aliviar a pressão intracraniana. Este era um procedimento utilizado em sujeitos vivos com o intuito de curar e não de matar. Não existe muita certeza e clareza no que diz respeito ao que estes cirurgiões primitivos queriam realizar. Contudo, acredita-se que esse procedimento seria utilizado para tratar doresde cabeça ou transtornos mentais.

Antigo Egipto Em relação ao Antigo Egipto foram recuperados diversos manuscritos de médicos. Manuscritos estes que deram a conhecer que eles já tinham conhecimentos bem adquiridos relativamente a lesões cerebrais. No entanto, para os antigos egípcios a alma localizava-se no coração e não no encéfalo. O coração era sede do espírito e o repositório de memórias.Os pensamentos que sugerem de ser o coração a sede da consciência e do pensamento permanecem até á época de Hipócrates.

4

Universidade Lusíada do Porto Licenciatura em Psicologia 2010/2011 Antiga Grécia Na Grécia Antiga consideram que as diferentes partes do nosso corpo são diferentes porque servem a diferentes propósitos. No entanto, ao contrário dos pensamentos do antigo Egipto, na antigaGrécia muitos eruditos gregos do século 4 a. C concluíram que o encéfalo era o órgão das sensações. O mais influente entre vários eruditas gregos foi Hipócrates. Hipócrates é considerado o pai da medicina moderna, que acreditava que o encéfalo não apenas estava envolvido nas sensações mas que era também a sede da inteligência. Ao contrariar este pensamento de Hipócrates, temos o famoso filósofogrego, Aristóteles. Para Aristóteles o coração era o centro do intelecto. Isto é, o encéfalo era um radiador para resfriar o sangue, o qual era superaquecido pelo coração. O temperamento racional dos humanos era então explicado pela grande capacidade de resfriamento do encéfalo.

Império Romano Galeno, famoso escritor e médico grego concordava com a visão de Hipócrates acerca do encéfalo....
tracking img