Sinapse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sinapse: Os processos de sinapses ocorrem no "contato" de axônios com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois ambas estruturas estão próximas, mas há um espaço entre ela (fenda sináptica). Dos axônios são liberados neurotransmissores, que atravessam a fenda e estimulam receptores nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.

IRSR: O efeitoantidepressivo dos ISRS é conseqüência do bloqueio da recaptação da serotonina. São indicados para o tratamento dos transtornos depressivos, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno do pânico, transtornos fóbico-ansiosos, dor de cabeça crônica e transtornos alimentares. Alguns médicos recomendam a substância também para o tratamento do abuso do álcool.

Esquizofrenia:
A Esquizofreniaé o mais grave dos transtornos mentais.A incidência é cerca de 1% da população, normalmente inicia-se antes dos 25 anos de idade, persiste por toda a vida e afeta pessoas de todas as classes sociais. Esta doença é igualmente prevalente em homens e mulheres. Ambos os sexos diferem, no entanto, quanto ao início e ao curso da doença. O início é mais precoce entre homens. As idades de pico do iníciodos sintomas são entre 10 e 25 anos para os homens e entre 25 e 35 anos para as mulheres, sendo que estas geralmente apresentam uma melhor evolução do quadro. O risco de suicídio é uma das principais causas de mortalidade entre os esquizofrênicos e o abuso de drogas lícitas e ilícitas é freqüente. 
     A causa da doença ainda é desconhecida, porém sabemos que existe um forte componentehereditário, já que filho de um pai ou mãe esquizofrênica teria uma chance 10 vezes maior de desenvolver a doença. Por outro lado, também os factores cerebrais e biológicos podem estar relacionados com o eclodir da doença: alterações bioquímicas e estruturais do cérebro, como por exemplo, alguns neurotransmissores (como a dopamina), são potenciais causas da esquizofrenia.
    O diagnóstico é clínico, já quenão existe nenhum exame que comprove a doença.  Para que o diagnóstico possa ser feito, o paciente precisa apresentar no mínimo 2 dos seguintes sintomas característicos (ou psicóticos), cada qual presente por uma porção significativa de tempo durante um período de 1 mês (ou menos se tratados com sucesso): delírios (que são falsas crenças, sendo o tipo mais comum o persecutório, onde o pacienteacredita estar sendo vigiado ou perseguido), alucinações (sendo a auditiva a mais comum) . Neste caso o paciente ouve vozes que só ele consegue escutar, discurso desorganizado, comportamento desorganizado e sintomas negativos (que consiste em importante isolamento social, falta de vontade em realizar atividades). Por ser uma doença de tratamento complexo, geralmente ocorrem perdas em relação atrabalho, relações interpessoais ou cuidados pessoais.
     O curso clássico da Esquizofrenia é de exacerbações e remissões. Após o primeiro episódio da doença, o paciente se recupera de forma gradual e funciona de modo relativamente normal por um longo tempo. As recaídas são comuns, e o padrão da doença durante os primeiros cinco anos após o diagnóstico costuma indicar o prognóstico do paciente. Adeterioração do funcionamento de linha de base é cada vez maior após cada recaída dos sintomas psicóticos. Os delírios e alucinações tendem a se tornar menos grave com o tempo, mas o isolamento social pode aumentar em intensidade, sendo que a maioria dos pacientes tem suas vidas caracterizadas por falta de objetivos, ociosidade, hospitalizações freqüentes. 
      O tratamento medicamentoso deveráser para o resto da vida e são usadas drogas antipsicóticas (que atuam principalmente nos neurotransmissores: dopamina e serotonina), além de terapia ocupacional e apoio psicológico aos familiares.
# Sintomas Positivos:
Alucinações; Delírios; Perturbações do Pensamento; Alteração da sensação do eu.
# Sintomas Negativos
Falta de motivação e apatia; Embotamento afetivo; Isolamento social....
tracking img