Sinalizaçaõ e bloqueio

Páginas: 11 (2680 palavras) Publicado: 19 de março de 2011
RESUMO

A sistemática de Bloqueio e Sinalização é uma ferramenta auxiliar, bastante eficaz na gestão de risco. O seu método de aplicação, visa a identificação de possíveis liberações abruptas e ou inesperadas de ações relativas à manifestação de energia, objetivando a prevenção de incidentes e acidentes, por consequência.
Tratar o “Bloqueio e Sinalização” de forma incorreta ou parcial, nãoimplica em eficácia desta ferramenta, podendo inclusive potencializar os riscos. Através da visão de um processo de gestão de risco, colocamos a importância da aplicação correta e integral desta ferramenta, que possibilita trabalhos com isolamento de energia.

Apresentação
A discussão e reflexão sobre os acidentes ocorridos durante a realização de serviços de manutenção de máquinas e equipamentostaís como:

• CHOQUES ELÉTRICOS
• CONTATO COM PARTES MÓVEIS
• VAZAMENTOS DE PRODUTOS PERIGOSOS
• INESPERADA ENERGIZAÇÃO OU LIGAÇÃO
• FUGA DAS “ENERGIAS REMANESCENTES”

Orientou o trabalho para possibilitar uma maior compreensão da sistemática de bloqueio e sinalização, inserindo-o num contexto de Gerenciamento de Risco, com real aplicabilidade e efetividade; nãopermitindo que este seja introduzido erroneamente, como um programa acessório, mas sim como condição de trabalho.

Introdução
Na gestão, identificação e comunicação do risco dentro do processo produtivo, identificam-se vários pontos em que esse controle requer a adoção de técnicas adicionais. Deve-se buscar nelas, maiores especificidades para se obter o domínio e ou eliminação destes riscos. Emespecial o “Bloqueio e Sinalização” pode ser um poderoso aliado dentro desta perspectiva. Neste trabalho, serão abordados aspectos diversos ao Gerenciamento do Risco e em especial ao programa de “Bloqueio e Etiquetagem”.
O “Bloqueio e Etiquetagem” é aplicado com o objetivo de eliminar todas as formas de energia presentes, durante os trabalhos que ocorrem fora do regime dito normal de operação;visa também a eliminação de qualquer desvio ocasionado por falha no processo (este pode ser de curta ou longa duração), como limpeza total ou parcial do equipamento e área de entorno, nova configuração e mudança do processo, mudança de ferramental, ajustes no processo, manutenção de máquinas e equipamentos periféricos, serviços em instalações no entorno, ou qualquer outra atividade que possa expôr aspessoas à ação danosa do controle inadequado, ou ausência deste, das energias utilizadas para execução do processo produtivo. A norma em que se baseia esse trabalho (OSHA 1910.147) as chamam de “energias perigosas” (harzardous energy).
O controle dos riscos da liberação abrupta de ações advindas de energias resultantes de máquinas, equipamentos e instalações industriais, será abordado aqui com aterminologia já consagrada no meio industrial como “Bloqueio e Etiquetagem”, também reconhecida como “Controle de energia perigosa”, “Programa de Travamento de Energia”, “Isolamento de Energia”, “Lockout/Tagout” ou simplesmente “LOTO”.
Esse programa foi instituído pela OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH ADMINISTRATION (OSHA), em sua área de abrangência nos Estados Unidos da América, em 2 de janeirode 1990, com o nome de “The Control of Hazardous Energy Sources (Lockout/Tagout)”, referenciado pelo número 29 CFR 1910.147.
A execução do “Isolamento de Energia” é realizada dentro de uma hierarquia, resultante da necessidade de execução de trabalhos em locais de liberação de energia. No ambiente de trabalho, a quase totalidade dos trabalhadores são envolvidos de forma direta ou indireta nesteprocesso.
A pessoa que executa o Bloqueio e Etiquetagem é habilitada a executar uma tarefa num determinado local, podendo não estar habilitada num outro local. Sendo assim, o caso onde o trabalhador é aquele que, de alguma forma coloca seu corpo, parte dele ou de um terceiro em contato com uma área, onde pode ser liberada de forma abrupta ou inesperada, qualquer tipo de energia, será designado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bloqueio
  • Sinalização
  • Sinalização
  • Bloqueio
  • SINALIZAÇÃO
  • sinalização
  • Sinalização
  • Sinalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!