Sinalização de seguranaç em canteiros de obras

Páginas: 13 (3107 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA ACESSÍVEL DENTRO DOS CANTEIROS DE OBRAS.
Simone Teresinha Falchetti Lopes da Costa, M.Sc.
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - simonelopescosta@bol.com.br

Marcia do Valle Pereira Loch, M.Sc.
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - marloch@matrix.com.br

Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira, Dra.
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC -vpereira@deps.ufsc.br

RESUMO
A Indústria da Construção Civil é caracterizada pela descontinuidade das atividades produtivas, e, este processo se define pela intensa fragmentação da produção em etapas e fases predominantemente sucessivas contrastando com os processos contínuos da indústria de transformação. Além disso, os trabalhadores do setor apresentam baixo nível de escolaridade e precáriaformação profissional. Fatores estes que dificultam a adoção de soluções padrões para a sinalização dentro dos canteiros de obras. Na indústria da construção civil a realidade da exclusão é tão marcante ou mais do que em outros setores. Para pessoas em geral e em especial as que enfrentam problemas de ordem comunicativa, a barreira de comunicação é um grande obstáculo para sua inclusão. Através dacomunicação sensorial, reprodução dos significados da vida comum pelas formas, cores, sons, signos e texturas expressos em inúmeros elementos, é possível realizar um sistema de sinalização acessível a qualquer pessoa. Dentro deste contexto o presente artigo apresenta aspectos que devem ser considerados na comunicação de segurança nos canteiros de obras mostrando que de formas muito simples pode-setrabalhar pela integração do trabalhador vinculando aspectos inclusivistas com algumas práticas de segurança. São enfocados aspectos relativos a comunicação para operários fisicamente íntegros assim como operários com deficiência auditiva, de linguagem e baixa alfabetização. Pretendendo-se com isso incluir aspectos de acessibilidade e cumprimentos de leis que garantam o emprego de pessoas comdeficiências dentro da indústria da construção civil. Esta proposta de sinalização para segurança possui como premissas básicas, a clareza e a legibilidade das informações. Além disso, serve para a definição dos fluxos operacionais e hierarquização das mensagens. Por fim, a utilização de uma linguagem pictórica universal, para melhor apreensão do conteúdo não verbal. Palavras Chaves: Construção Civil,Sinalização de Segurança, Comunicação Visual Acessível.

1. INTRODUÇÃO
A Indústria da Construção é um dos importantes setores da economia Brasileira principalmente em função de empregar um grande contingente de mão-de-obra, tanto direta como indireta. No entanto, segundo Costa (2004) a realidade da mão-de-obra empregada é uma característica importante do setor, onde não se encontraespecialização e, sim, um trabalho artesanal, comparando com outros setores. Suas peculiaridades, que a diferenciam dos demais setores industriais, refletem em uma estrutura complexa e dinâmica, na qual as condições de trabalho ainda são precárias. Fatores estes que dificultam a adoção de soluções padrões para a sinalização dentro dos canteiros de obras. Na indústria da construção civil a realidade da exclusãoé tão marcante ou mais do que em outros setores. Para pessoas em geral e em especial as que enfrentam problemas de ordem comunicativa, a barreira de comunicação é um grande obstáculo para sua inclusão. Através da comunicação sensorial, reprodução dos significados da vida comum pelas formas, cores, sons, signos e texturas expressos em inúmeros elementos, é possível realizar um sistema de sinalizaçãoacessível a qualquer pessoa.

Dentro deste contexto o presente artigo apresenta aspectos que devem ser considerados na comunicação de segurança nos canteiros de obras mostrando que de formas muito simples pode-se trabalhar pela integração do trabalhador vinculando aspectos inclusivistas com algumas práticas de segurança. São enfocados aspectos relativos a comunicação para operários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sinalização no canteiro de obra
  • canteiro de obra
  • Canteiro de obras
  • canteiro de obras
  • Canteiro de Obras
  • CANTEIRO de Obras
  • Sinalização de obras
  • Canteiro de obras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!