Sinais e sintomas ( medicina)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Interrogatório Sintomatológico
GERAL
DOR
Dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tissular potencial ou real ou mesmo a nenhuma lesão, embora ainda assim descrita com termos sugestivos de que dano tecidual houvesse de fato ocorrido. É essencialmente uma manifestação subjetiva, variando sua apreciação de um indivíduo para outro e até em um mesmo indivíduo,quando submetido a estímulos idênticos, porém em circunstâncias distintas.
Vale ressaltar que a dor é uma condição extremamente complexa. Não se trata apenas de um tipo de sensação, mas também das reações reflexas, de aprendizado, de memorização, de respostas emocionais e comportamentais frente a uma situação dolorosa.



Classificação fisiopatológica da dor

1) Dor NociceptivaDeve-se à ativação dos nociceptores e à transmissão dos impulsos aí gerados pelas vias nociceptivas até as regiões do sistema nervoso central, em que tais impulsos são interpretados.

OBS:
Os nociceptores são neurônios sensoriais encontrados por todo o corpo humano capazes de enviar sinais que causam a percepção da dor por meio de axônios, que se extendem na direção do sistema nervoso periférico emresposta a um estímulo potencial ou real de dano tecidual. Seus corpos celulares estão localizados na cadeia ganglionar trigeminal (face) e na raiz ganglionar dorsal (restante do corpo humano).

Fonte: http://www.cristianolaurino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=214:a-dor-nociceptiva-e-seus-mecanismos-de-acao&catid=4:fisiologia&Itemid=14

2) Dor NeuropáticaDecorre de lesão, de qualquer tipo, infligida ao sistema nervoso periférico ou central.
Esse tipo de dor é originado dentro do próprio sistema nervoso, independendo de qualquer estímulo interno ou externo.

Pode apresentar com pelo menos um dos seguintes elementos – constante, intermitente ( ambos espontâneos) e evocado.

* DOR CONSTANTE:
Trata-se de disestesia (sensação anormal,desagradável), normalmente nunca antes experimentada pelo paciente.
Em geral descrita como queimação ou dormência ou formigamento.

* DOR INTERMITENTE:
É mais frequente nas lesões nervosas periféricas e na medula espinhal, sendo rara nas lesões encefálicas, e relatada como dor em choque, aguda.

* DOR EVOCADA:
Mais comum nas lesões encefálicas, é tambem fraquente nas lesões medulares e do sistemanervoso periférico, podendo manifestar-se sob a forma de aloidínia ou de hiperpatia.

3) DOR MISTA
Decorre dos dois mecanismos anteriores ( dor nociceptiva e dor neuropática).

4) DOR PSICOGÊNICA:
Não tem substrato orgânico, sendo inteiramente ocasionada por mecanismos psíquicos. A dor tende a ser difusa, generalizada, imprecisa; às vezes, pode ser localizada, e, nesses casos a topografia da dortende a corresponder à da imagem corporal que o paciente tem da estrutura que ele julga doente. A dor psicogênica muda de localização sem qualquer razão aparente. Quando irradiada, não segue o trajeto de qualquer nervo. A intensidade da dor é variável, sendo agravada pelas condições emocionais do paciente, o que, em geral, é contestado por ele. A descrição da dor costuma ser de modo traumático:“como uma faca introduzida no corpo”, “como tendo a pele arrancada”.

TIPOS DE DOR:

1) DOR SOMÁTICA SUPERFICIAL:
É a modalidade de dor nociceptiva decorrente da estimulação de nociceptores do tegumento. Tende a ser bem localizada e apresentar qualidade bem distinta (picada, pontada, sensação de rasgar, queimor), na dependência do estímulo aplicado. Sua intensidade é variável e, de certa maneira,proporcional à intensidade do estímulo. Decorre em geral de traumatismo, queimadura e processo inflamatório.

2) DOR SOMÁTICA PROFUNDA:
É a modalidade de dor nociceptiva consequente à ativação de nociceptores dos músculos, fáscias (membrana do tecido conjuntivo fibroso que envolve músculos, ossos, nervos e vasos sanguíneos), tendões, ligamentos e articulações.

Suas principais causas...
tracking img