Sinais e sintoma comuns na gestação

Páginas: 13 (3111 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
SINAIS E SINTOMAS COMUNS NA GESTAÇÃO

Introdução
A gravidez gera uma série de alterações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas no organismo materno, que resultam em sinais e sintomas próprios. Alguns despertam apenas curiosidade, outros podem causar sintomas desagradáveis. Cabe ao obstetra a orientação, tranqüilização e a medicação quando necessário, para que a gravidez transcorra de maneiraagradável. O organismo materno sofre modificações para receber, nutrir, proteger, assim auxiliando no desenvolvimento do novo ser.

Ondas de Calor :Ocorre um aumento da circulação cutânea, particularmente nos antebraços, mãos e pés. As mãos são pegajosas, e com freqüência a grávida queixa-se de calor, pois a temperatura cutânea se eleva.

Estrias: Aparecem geralmente após o 6o. mês, sãoinicialmente vermelhas ou violáceas, com o tempo se tornando brancas; após a gestação, dificilmente desaparecem. Geralmente a região abdominal é a mais acometida, porém podem aparecer nas mamas, flancos, região lombar e sacra. A aplicação de cremes próprios, em massagens circulares auxiliam na prevenção das estrias.

Acne e Hipertricose: O aparecimento de acne durante a gestação é comum. Ahipertricose geralmente é discreta, porém algumas vezes pode se apresentar em excesso e com distribuição masculina. As unhas crescem numa velocidade maior, porém tornam-se quebradiças. O crescimento dos cabelos se acentua durante a gravidez, porém no puerpério é comum sua queda.

Aranhas vasculares e eritema palmar: Aranhas vasculares são alterações da micro circulação, que aparecem na face, pescoço,parte superior do tórax e braços. Ocorre em 2/3 das mulheres brancas e 1/10 das de origem negra.

Vagina e períneo: Ocorre aumento da vascularização e da pigmentação do períneo. A secreção vaginal aumenta, e a vagina adquire a cor violácea.

Mamas: Aumento no tamanho e na sensibilidade logo nas primeiras semanas de gravidez. O uso de sutiã firme 24horas por dia, associada à compressas frias, sãomedidas efetivas para aliviar a mastalgia. A aréola aumenta sua pigmentação e o mamilo aumenta seu tamanho, ocorrendo também hipertrofia das glândulas sebáceas em volta do mamilo. Após 16 semanas pode aparecer o colostro.

Sistema de locomoção,Postura e deambulação: O aumento do volume e peso uterino e das mamas, muda o centro de gravidade, levando a uma lordose progressiva. As pernas se abremaumentando a base, resultando na marcha anserina.

Dores lombares: Devido as alterações posturais e aumento da mobilidade das articulações causada pela relaxina, que é produzida pela placenta, podem aparecer dores lombares de variável intensidade. Recomenda-se repouso várias vezes ao dia, em decúbito lateral esquerdo, associado a calor local, massagens, e se necessário, uso de analgésicos como oparacetamol.
Dores em baixo ventre: Pressão do peso uterino sobre a musculatura do parede abdominal, pelve e bexiga. Diferenciar das contrações uterinas. Repouso em decúbito lateral esquerdo. Consulte seu obstetra.

Cãibras: Queixa de 30% das grávidas na segunda metade da gravidez, são caracterizada por uma contratura muscular, principalmente nos membros inferiores, mais freqüentes a noite emais acentuadas nas portadoras de varizes. Causada por baixos níveis sangüíneos de cálcio e altos níveis de fósforo. Aumento da ingesta de líquidos, calor local e alongamento são medidas efetivas. Evitar o fosfato de cálcio, presente no leite, fornecendo outras fontes de cálcio, ou associando hidróxido de alumínio 8mls antes das principais refeições, que aumenta a absorção do cálcio e diminui aabsorção do fosfato.

Desconforto nas mãos: Afetando 5% das grávidas, a sensação de dormência, fraqueza muscular e formigamento nas mãos, é causada pela distensão do plexo braquial, resultado da alteração na cintura escapular, causado pela lordose. Ocorre mais a noite e pela manhã, e pode persistir após o parto, pelo esforço ao carregar o bebê.

Sistema digestivo- Salivação excessiva: Aumento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sinais e Sintomas
  • TDAH: sinais, sintomas e tratamento.
  • TCE sinais e sintomas
  • Sinais e sintomas ( medicina)
  • Sinais e Sintomas Hiperlactação
  • Síndrome de Cockayne: sinais e sintomas
  • Difteria
  • SINAIS E SINTOMAS ATM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!