sinais vitais

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2014
SINAIS VITAIS

Os sinais vitais do paciente – pressão arterial (PA), freqüência cardíaca (FC), freqüência respiratória (FR) e temperatura corporal (Tº) – são importantes porque constituem os indicadores de sua saúde geral ou estado fisiológico; Pulso (pulsações por minuto).

Temperatura Corporal (Tº):
A temperatura corporal é uma indicação da intensidade ou do grau de calor dentro do corpo.Representa um equilíbrio entre o calor produzido no corpo e o calor perdido. Nos seres humanos, a temperatura corporal permanece relativamente constante independente da temperatura ambiente. Entretanto, existem algumas exceções, como quando alguém fica exposto aos extremos de calor ou frio ou quando surgem outros fatores, tais como a umidade e o esforço físico.
Dependendo da fonte, uma variaçãonormal aceita para a temperatura central ou corporal do ser humano é de 36ºC a 37,5ºC. A temperatura média de 37ºC é o valor isolado aceito mais comumente. A variação normal para a temperatura retal do ser humano é de 36,6ºC a 38,1ºC.

Freqüência Cardíaca (FC):

A freqüência cardíaca é uma medida indireta da contração do ventrículo esquerdo do coração e indica o ritmo com que o coração estábatendo.
O ritmo ou freqüência das contrações ventriculares do coração é relatado em batimentos por minuto (bpm).
A variação normal aceita para a freqüência cardíaca em repouso é de 60 a 100 bpm no adulto, de 100 a 130 bpm no recém-nascido e de 80 a 120 bpm na criança com um a sete anos de idade.

Determinação da Freqüência Cardíaca:
1. Lavar a mãos, obter um relógio que meça em segundos;
2. Émelhor que se utilize o estetoscópio para auscultar o batimento cardíaco in situ, para verificar a FC.

Freqüência Respiratória (FR):

Os componentes físicos da respiração produzem um influxo (inspiração) e um efluxo (expiração) de ar entre o meio ambiente e os pulmões. O ar entra e sai dos pulmões pela contração e relaxamento musculares. Uma respiração consiste em uma inspiração e umaexpiração.
A variação normal aceita para a respiração é de 12 a 24 incursões respiratórias por minuto ou inspirações por minuto (ipm) nos adultos e de 30 a 50 incursões por minuto nos lactentes. Os valores de repouso acima de 20 ou abaixo de 10 incursões por minuto são considerados anormais para adultos. Outra unidade usada para medir FR são os movimentos respiratórios por minuto (mrpm).
A mensuraçãoda freqüência e do ritmo é feita pela observação ou pelo tato. FREQÜÊNCIA refere-se ao número de incursões respiratórias por minuto, RITMO refere-se à regularidade do padrão respiratório (1:2). O avaliador observa ou mede pelo tato a freqüência do movimento do tórax, do abdômen, ou de ambos.
Determinação da Freqüência Respiratória:
1. Lavar as mãos e obter um relógio que meça em segundos;
2.Contar as inspirações ou as expirações por um minuto (uma inspiração e uma expiração correspondem a um ciclo respiratório);
3. A freqüência é relatada em incursões por minuto (ipm).

Pressão Arterial Sistêmica (PAS):

A pressão arterial sistêmica (PAS) é uma variável fisiológica que reflete os efeitos do débito cardíaco e da resistência vascular periférica. A PA é aferida com umesfigmomanômetro e representa uma mensuração indireta da pressão dentro de uma artéria causada pelo fluxo sanguíneo através dessa artéria. Mais especificamente é a força exercida pelo sangue contra a parede do vaso.
A pressão arterial é constituída pelas pressões sistólica e diastólica. A pressão sistólica é a PA por ocasião da contração do ventrículo esquerdo (sístole) e a pressão diastólica é a PA por ocasiãodo período de repouso do coração (diástole).
As várias fases da PA de uma pessoa podem ser identificadas fazendo-se a escuta dos ruídos de Korotkoff com um estetoscópio. Esses ruídos foram descritos como ocorrendo em fases (5 fases). As fases I e V são as mais importantes a serem identificadas na maioria dos pacientes.
As variações normais aceitas da PA em adultos são, sistólicas, 90 a 135...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sinais vitais
  • SINAIS VITAIS
  • SINAIS VITAIS
  • Sinais vitais
  • sinais vitais
  • Sinais vitais
  • sinais vitais
  • Sinais Vitais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!