Sinais matematicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Informática

Eduardo Costa Leite Junior
eduardoleite@gmail.com

Introdução Microsoft Excel
Conceitos
Sinais matemáticos
O computador não utiliza os mesmos sinais matemáticos que utilizamos normalmente. Apesar da maioria deles serem iguais, alguns não tem um caractere correspondente no teclado (como o sinal de maior ou igual). Outros, como o sinal de multiplicação, têm o símbolocorrespondente (a letra “X”), mas haveria confusão para distinguir o seu uso como letra ou como sinal matemático. Foi criada então uma tabela de conversão:
SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO
+ Adição = Igual a
- Subtração Diferente que
* Multiplicação > Maior que
/ Divisão >= Maior e igual a
% Porcentagem < Menor que
= Igualdade =7;”Aprovado”;”Reprovado”)
3
Pela fórmula escrita acima, se o alunotiver média 7,0 (ou maior), será exibido o texto “Aprovado”. Caso contrário (média inferior 7,0) será escrito o texto “Reprovado”.
Divisão por Zero
Numa tabela de consumo de combustível, dividimos normalmente a quilometragem pela quantidade de litros de combustível. Entretanto se, por engano, preenchermos a quantidade de combustível com zero, ocorrerá uma divisão por zero, o que gerará um erro(Err:503).
Para evitar isso, basta preenchermos a coluna “Média de Consumo” com uma fórmula condicional:
A B C
1 KM Litros Consumo (Km/l)
2 249,3 24,2 =SE(B2=0;0;A2/B2)
3
Pela fórmula escrita acima, se a quantidade de litros for zero, será exibido o valor zero. Caso contrário, será calculado o consumo. Dessa forma, se a quantidade de litros for zero, não será exibida a mensagem de erro.Funções Adicionais
Agora, algumas funções muito úteis para o Contabilista, mas com uso um pouco mais raro.
Valor Máximo
Às vezes precisamos encontrar o maior valor num intervalo de células. Para esses casos, existe a função MÁXIMO. Sua sintaxe é semelhante à função SOMA:
=MÁXIMO(Lista-de-células)
Onde Lista-de-células identifica a lista de células a ser pesquisada. Essa função retorna o maiorvalor nesse intervalo.
Valor Mínimo
O contrário da função anterior. Às vezes precisamos encontrar o menor valor num intervalo de células. Para esses casos, existe a função MÍNIMO. Sua sintaxe é semelhante à função MÁXIMO:
=MÍNIMO(Lista-de-células)
Onde Lista-de-células identifica a lista de células a ser pesquisada. Essa função retorna o menor valor nesse intervalo.
Data Atual
Essa funçãoretorna a data atual (do computador):
=HOJE()
Apesar de não receber nenhum parâmetro, os parênteses são necessários.
Condicional com Cláusula E
Completando a função SE, existem situações em que precisamos testar várias condições simultaneamente, retornando verdadeiro apenas se todas as condições forem verdadeiras. Para esses casos usamos essa variante da função SE:
=SE(E(Cond1; Cond2; Cond3);Valor-se-verdadeiro; Valor-se-falso)
Neste exemplo usamos três condições (Cond1, Cond2 e Cond3). Podemos usar quantas condições desejarmos (até um máximo de 30), desde que as separemos por ponto-e-vírgula (;). Observe também que é necessário observar cuidadosamente a abertura e fechamento de parênteses (tanto da função SE, quanto da função E).
Condicional com Cláusula OU
Completando a funçãoSE, existem situações em que precisamos testar várias condições simultaneamente, retornando verdadeiro apenas se pelo menos uma das condições for verdadeira. Para esses casos usamos essa variante da função SE:
=SE(OU(Cond1; Cond2; Cond3); Valor-se-verdadeiro; Valor-se-falso)
Neste exemplo usamos três condições (Cond1, Cond2 e Cond3). Podemos usar quantas condições desejarmos (até um máximo de 30),desde que as separemos por ponto-e-vírgula (;). Observe também que é necessário observar cuidadosamente a abertura e fechamento de parênteses (tanto da função SE, quanto da função OU).
Contagem
Se desejarmos contar os valores num intervalo de células, podemos usar a função CONT.VALORES:
=CONT.VALORES(Lista-de-células)
Onde Lista-de-células identifica a lista de células a ser pesquisada....
tracking img