Simulador de transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento de um simulador de trânsito sob a ótica de padrões de projeto
Lucas Matsueda, Ramon Reis, Wellington Bruno Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas– Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – João Monlevade – MG – Brasil
b.gunner@hotmail.com pexe_matsueda@hotmail.com ramonf_reis@yahoo.com.br

Resumo. Este relatório é parte do trabalho final da disciplina Tópicos emengenharia de software 2, ministrada no semestre letivo de 2011-2 pela Universidade Federal de Ouro Preto, campus João Monlevade ao oitavo período de sistemas de informação e trata do desenvolvimento de um simulador de trânsito sob o ponto de vista de padrões de projeto.

1. Introdução
Este trabalho pretende explicar como foi desenvolvido o trabalho sobre simulador de trânsito para a disciplina. Aseção 2 descreve o problema e a importância dos simuladores de trânsito, fazendo uma introdução ao problema abordado pelo presente trabalho. A seção 3 descreve os padrões utilizados no desenvolvimento da aplicação, a seção 4 descreve as regras e a modelagem da implementação. A seção 5 conclui o trabalho e a seção 6 exibe as referências bibliográficas consultadas.

2. O problema de simulação detrânsito
O tráfego de veículos se tornou um dos maiores problemas das grandes cidades brasileiras. Por exemplo na maior cidade do Brasil, São Paulo, estima-se que existam 8,14 milhões de veículos (incluindo motos, carros, caminhões e ônibus) para, aproximadamente, 11milhões de habitantes o que significa 0,74 veículos por habitante de acordo como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.[1] A maioria das vias foram projetadas e construídas para suportar um número bem menor de veículos. Isso acarreta em longos congestionamentos nas cidades que trazem problemas para a população. Muitas vezes não espaço físico e nem recursos financeiros para fazer a expansão das vias. Uma solução que ajuda a resolver boa parte do problema é fazer um bom planejamento do trânsito. Segundo [2] pode-seotimizar as características da malha viária para melhorar o tráfego de veículos. Isso pode ser feito por meio da programação de semáforos, alteração do sentido das vias, tomada de decisões preventivas em relação a interrupções já previstas nas vias, entre outras ações. Dentre as várias ferramentas que auxiliam o trabalho do Engenheiro de Tráfego, a técnica de simulação se mostra muito importante,permitindo apontar soluções para os vários problemas do trânsito. Através dessa ferramenta podemos observar os efeitos causados por mudanças no trânsito sem que essa seja efetivamente implantada. Assim diminui os transtornos causados por possíveis erros nas soluções pensadas para a melhoria do trânsito.

Segundo [2] Os simuladores mais conhecidos são desenvolvidos em outros países e nem sempreconsideram as características encontradas no trânsito das cidades brasileiras. Além disso, são ferramentas que muitas vezes não se encaixam na realidade financeira da maioria dos órgãos reguladores do tráfego do nosso país. Por tanto essa é uma área de pesquisa que desperta o interesse dos pesquisadores brasileiros em desenvolver modelos específicos para os características do trânsito no Brasil.Os modelos de simulação de tráfego, geralmente, são classificados conforme o nível de agregação podendo ser macroscópica, microscópica, mesoscópica, submicroscópia. Entre os principais modelos comportamentais aplicados à abordagem microscópica temos o veículo seguidor e o autômato celular. Neste ultimo, os trechos de vias são divididos em células com um comprimento fixo e cada célula pode estar ounão ocupada por um veículo. Este trabalho propõe a implementação de um simulador de trânsito, utilizando a idéia de autômatos celulares como abordagem para a movimentação dos veículos. Para isso são utilizado alguns padrões de projetos.

3. Descrição dos padrões utilizados
Para melhor entendimento dos padrões utilizados para modelar a simulação de trânsito esta seção faz uma breve...
tracking img