Simulado Geral Histporia do Brasil

651 palavras 3 páginas
PSC2 – História do Brasil.
1. Durante o período colonial diversas foram as revoltas no Brasil. Dentro das revoltas separatistas destaca-se a Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, esta revolta é peculiar devido a algumas de suas características. Sobre a peculiaridade desta revolta marque a opção correta.
a) A Revolta dos Alfaiates foi liderada por uma irmandade de escravos que desenvolvia o ofício de alfaiate.
b) Os conjurados baianos eram influenciados pelo iluminismo e defendiam o absolutismo real na província da Bahia.
c) Os adeptos da República Bahiense eram em sua grande maioria pessoas das camadas populares e pregavam o fim da escravidão.
d) A Conjuração Baiana aconteceu em um período de grande prosperidade econômica na Bahia devido o aumento do preço do açúcar na Europa.
e) O projeto político dos revoltosos da Bahia em 1798 era a implantação de uma monarquia dual com sede na cidade de Salvador.

2. Ao chegar ao Brasil no ano de 1808, D. João imediatamente proclamou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Tal medida teve consequências que mudaram os rumos da vida colonial no Brasil. Sobre essas consequências e seus significados assinale a alternativa incorreta.
a) A abertura dos portos significou o fim do pacto colonial.
b) Com a abertura dos portos o Brasil pode praticar o livre comércio com as nações amigas de Portugal.
c) A abertura dos portos significou uma série de concessões aos ingleses e o domínio do mercado brasileiro pelos produtos vindos da Inglaterra.
d) A abertura dos portos é o início do processo de independência do Brasil.
e) O maior e mais importante significado da abertura dos portos foi o fortalecimentos do pacto colonial.

GABARITO - 1- C 2- E

PSC 3 – História do Brasil.

1- Ao assumir a presidência da República Juscelino Kubitscheck mexeu com a imaginação da sociedade brasileira ao afirmar que realizaria “cinquenta anos de progresso em cinco de governo: 50 em 5”, o que mostra uma grande onda de modernização que

Relacionados