Simulado de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA DO BRASIL
Prof Gesiel Oliveira
e-mail: gesiel.oliveira@tjap.gov.br

EXERCITANDO DESAFIO
Objetivas

01. No processo de povoamento do Brasil, as migrações internas tiveram um papel de destaque , em razão da grande mobilidade na população brasileira. Destaca-se como resultado desses movimentos migratórios:
a) O povoamento da região sul no início do século por trabalhadores oriundosdas regiões norte e nordeste.
b) A ocupação das áreas marginais à zona açucareira nordestina , no período de expansão do produto , ao final do séc. XVI.
c) O deslocamento de levas sucessivas de nordestinos para a construção de Brasília no Centro oeste no final do séc. XIX.
d) A penetração do gado bovino pelo litoral nordestino seguindo sempre a direção leste.
e) A ocupação do planaltomeridional no séc XVIII, principalmente pela população da Amazônia durante a fase áurea da mineração.

02. “A organização do espaço está intimamente ligada ao tempo histórico e ao tipo de sociedade que a constitui”
Analisando a relação ente os fatores acima expostos, identifique a alternativa que melhor expressa a organização espacial do nordeste brasileiro no período colonial:
a) Paradesenvolver a agroindústria da cana de açúcar nesta região, os colonizadores portugueses, espanhóis e ingleses introduziram os minifúndios dominados pelos senhores de engenho;
b) Além da produção de cana-de-açúcar, realizada na zona da mata , no interior nordestino, desenvolveram-se médias e grandes propriedades destinadas à produção de subsistência;
c) A produção canavieira sustentada na mão-de-obraescrava , constituía-se no principal fator de organização do espaço nordestino, cuja produção era voltada ao abastecimento do mercado interno brasileiro.
d) No interior da agricultura colonial-escravista , o que mais se destacava era a organização dos latifúndios pecuaristas , os quais propiciaram a expansão e o povoamento do espaço brasileiro;
e) A organização espacial da zona da mata nordestina, voltava-se aos interesses da exploração colonial caracterizada pelo latifúndio açucareiro , cuja base de sustentação era a produção escravista destinada à exportação.

03. A atividade industrial no Brasil iniciou-se no sudeste brasileiro , no final do séc. XIX, e teve como fatores fundamentais nesse processo:
a) a acumulação de capital proporcionada pela exportação do cacau que era, nesseperíodo, a principal atividade econômica do país;
b) A substituição do trabalho escravo pelo assalariado , nas fabricas em decorrência da entrada de imigrantes na região;
c) a vinda de imigrantes da Amazônia para trabalhar na região
d) o enfraquecimento do mercado consumidor interno em conseqüência do número de escravos chegados na área;
e) a disponibilidade e aproveitamento de grande quantidadede carvão mineral e petróleo, fontes de energia indispensáveis para o desenvolvimento interno.

04. (UNIFAP) O Brasil é um dos países do mundo em que estão mais evidentes as contradições socioeconômicas internas e as contradições frente à economia mundial. Sobre a economia brasileira e as suas contradições, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) apesar de sua condição desubdesenvolvimento, o País, nos últimos anos, ficou entre os quinze primeiros, no "ranking" mundial da economia.
b) o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) tem apresentado melhoria nas regiões Sudeste, Centro e Sul, permanecendo inalterado nas regiões Nordeste e Norte do País.
c) o crescimento econômico brasileiro alterou o mapa da exclusão social de sua população, em decorrência da redução da concentração darenda.
d) a Balança Comercial brasileira apresenta atualmente índices negativos, graças a redução da exportação de produtos agrícolas.
e) a economia informal foi substituída pela economia formal, em conseqüência do desenvolvimento econômico e educacional do País.

05. Ao longo da década de 50, na fase do capitalismo monopolista, o governo brasileiro criou empresas, como a Petrobrás, que...
tracking img