Simulação e estudo de diferentes configurações com base nos conceitos da manufatura enxuta

Páginas: 8 (1964 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
Tradoff em Célula de Produção: Simulação e Estudo de diferentes configurações com base nos conceitos da Manufatura Enxuta

Milton Augusto Barbosa

Resumo
Atualmente, o conceito de célula de produção é bastante difundido e aplicado por várias empresas em muitos países, nos mais diversos setores da economia de produtos e serviços.
Essas empresas aplicam e buscam uma configuração avançada decélula de produção acreditando em melhores resultados no sistema produtivo.
Como o resultado do sistema produtivo nem sempre é o melhor por decisão na configuração da célula de produção, este artigo simula e estuda os tradoff’s com base nos conceitos da Manufatura Enxuta para quatro diferentes configurações de células de produção.
Essa simulação apresenta resultados para diferentes configuraçõesde célula de produção com base nos conceitos da Manufatura Enxuta e conclui que o tradoff está presente nestas configurações celulares.
Com a simulação e estudos dos resultados apresentados, o artigo revela situações que podem facilitar a tomada de decisão na escolha da configuração ideal para obter melhores resultados no sistema de produção.

Palavras Chaves: Célula de produção; ManufaturaEnxuta; Tradoff;

Introdução
Durante décadas, o atual conceito de Manufatura Enxuta evoluiu em busca de tornar as empresas mais competitivas eliminando os desperdícios e melhorando os resultados do sistema produtivo, para conseguir menores custos de produção a médio e longo prazo.
A redução dos custos de produção através da economia de recursos do sistema produtivo fizeram com que as empresasde manufatura aumentassem sua produtividade atuando principalmente nas configurações das células de produção.
Porém qualquer alteração relacionada a demanda, mix de produção e tempo disponível real alterava o resultado no sistema produtivo como um todo, comprometendo, às vezes, negativamente no resultado da empresa.
Segundo Corrêa (1996), o sistema Toyota de produção na sua origem limita o mixde produção quanto à sua diversificação e não permite oscilação de demanda, buscando ao máximo uma estabilidade para conseguir melhores resultados de produtividade.
Porém como as células de produção são adequadas a demanda, ao mix de produção e o tempo disponível real, o objetivo principal do artigo é simular e estudar os tradoff’s nos conceitos da manufatura enxuta para quatro diferentesconfigurações de células de produção, afim de auxiliar em decisões para obter melhor resultado do sistema de produção.

Sistema Produtivo Celular
No final do século XIX, Taylor desenvolveu a administração científica, que buscava a padronização do processo de trabalho e a maneira mais adequada de realizar uma tarefa com supervisão do cumprimento da padronização do tempo.
Aproveitando da AdministraçãoCientífica para obter maior produtividade, Henry Ford aplicou o conceito de linha de montagem seriada, produzindo em larga escala para época o automóvel Ford modelo T em menos tempo, com menor custo de produção e aplicando o controle da qualidade.
Vale lembrar rapidamente que no momento em que Ford criava a linha de produção seriada, surgia logo em seguida uma crítica forte ao modelo de produçãorepresentado através do filme tempos modernos com Chaplim. O filme marcava de forma excessiva e exagerada a alteração behavorista do capital humano operário no sistema de produção do futuro, destacando os males que poderiam trazer à qualidade de vida do operário.
As exigências dos clientes foram mundando e a diversificação de modelos foram obrigando as empresas a adaptar o sistema de produçãopor famílias ou tecnologia de grupo. Essa diversificação controlada por grupo obrigou a desenvolver novas técnicas de manufatura para lotes menores no sistema de produtivo.
Assim, necessitava de algo para revolucionar e inovar o formato do sistema produtivo para produtos diverisifcados, gerando maior flexibilidade, menores lotes de produção, redução de custo, otimização dos processos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manufatura Enxuta
  • Manufatura Enxuta
  • Manufatura enxuta
  • Manufatura Enxuta
  • Manufatura enxuta
  • Manufatura enxuta
  • MANUFATURA ENXUTA
  • Manufatura enxuta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!