Simulação empresarial

Páginas: 11 (2504 palavras) Publicado: 16 de março de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

A busca por ensinamentos e aprendizagem continua, apesar de ser atividades antigas, são fatores de grande importância no processo evolutivo do ser humano, nunca deixando de ser questões problemáticas. Inicialmente é impossível considerá-las separadas. Não há uma teoria de ensino quenão suponha uma teoria de aprendizagem e vice-versa.
O fator ensino-aprendizagem tem sido uma constante em todas as áreas de ensino. A aprendizagem é um processo que dura a vida toda, por meio do qual o aprendiz, motivado frente a situação problema, resolve-a atingindo sua meta e modifica-se de forma duradoura. Isto significa que desde o nascimento o processo de aprendizagem éconstante e permanente.
O aprendizado por meios de técnicas e metodologias de ensino mais dinâmica ajuda ao aluno ou futuro gestor a tomar gosto e interesse pela atividade que irá exercer. Um destes métodos são os Simuladores Empresariais ou jogos de empresas, ainda que não sejam tão simples de aplicá-los, são exemplos de métodos ou técnicas que os futuros gestores poderão utilizar najunção teoria e prática para a resolução de vários tipos de problemas.
Os simuladores empresariais buscam a avaliar e reproduzir o processo de decisão das organizações. Essa importante ferramenta no processo de ensino, permite um melhor entendimento dos conceitos e teorias, e conseqüentemente a certeza das decisões tomadas.
O objetivo deste trabalho é identificar osconteúdos e indicadores relevantes da empresa sob o foco da administração geral, implantando o processo de planejamento e aplicação, buscando verificar as vantagens e desvantagens e também descobrir o grau de utilização e aceitação desta ferramenta por parte da empresa.

DESENVOLVIMENTO

Nos Estados Unidos em 1956, surgiram os primeiros jogos de gestão globalmente conhecido, o TopManagement Decision Simulation, desenvolvido pela American Management Association (Méier ET Al. 1969). Os primeiros jogos de empresas foram uma adaptação dos jogos existentes na área militar para o ambiente empresarial. Os jogos de empresas se constituem de cenários criados a partir de situações bem próximas da realidade encontradas nas empresas, e estas como nos jogos de guerra, permitem ensaiardiversas estratégias experimentando diversos resultados possíveis, antes de se decidir por ações definitivas. A partir daí o número de simuladores cresceu rapidamente sendo que, por volta dos anos 60, estima-se que o seu número fosse já de 100 e que mais de 30.000 executivos já tivessem contato com pelo menos uma simulação.
Muitos pesquisadores têm sido unânimes no que tange ao conceitode Jogos de Empresas, os quais se reportam como sendo modelos dinâmicos de simulação. Visto que, na medida em que a situação se desenvolve através do tempo, podem avaliar os efeitos das sucessivas decisões. Todo Jogo de Empresas está baseado num modelo de simulação específico o qual, por sua vez, retrata, na medida do possível, características físicas, sociais, técnicas e econômicas de umadeterminada empresa e do ambiente que a envolve.
Os Jogos de Empresas computadorizados são simuladores de um ou mais segmentos de uma organização empresarial. São reconhecidas técnicas educacionais que têm como principal finalidade propiciar aos seus participantes ambientes empresariais nos quais possam praticar, exercer e desenvolver a habilidade de tomada de decisão no nível de altaadministração, como um preparo à atividade profissional. (MECHELN 2003; HERMENEGILDO, 2002; DETTMER, 2001 & LOPES, 2001).
São inúmeros os segmentos empresariais simulados nos jogos de empresas. Burnstein (2001), desenvolveu o jogo NEGOTIATOR PRO que permite ao usuário identificar o seu estilo de negociar, mede seu poder de negociação e prepara para transações reais. Este jogo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simulacao Empresarial
  • Simulação empresarial
  • Simulação empresarial
  • Simulação empresarial
  • Simulaçao empresarial
  • Simulação empresarial
  • Simulação empresarial
  • Simulação empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!