Simulação empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Web Aula 1
Jogos¹
Bem vindos a nossa primeira aula web da Unidade I !!!
Inicialmente convido a todos alunos para assistirem ao vídeo motivacional abaixo relacionado. Mesmo que alguns já o tenham apreciado, nunca é demais tomarmos como base os belos exemplos de superação!
Jogos
Conforme estabelecido historicamente, os jogos podem ser definidos como “[...] uma atividade entre dois ou maisformadores de decisões que procuram alcançar seus objetivos em algum contexto limitador” (ABT, 1974 p.6). Ou, ainda, “jogo é uma atividade voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço...”. (HUIZINGA, 1993 p.33)
Observem o trailer abaixo de um famoso filme que demonstra a capacidade de persuadir durante o processo:
Para Zugman (2005), “Jogo é toda a situação emque existem duas ou mais entidades em uma posição em que as ações de um interferem nos resultados de outro.”
Segundo Almeida (2006), “devido à falta de interesse científico, até 1920, não haviam análises técnicas adequadas para estudar estratégias de jogos.” A autora pondera ainda que “[...] jogos de tabuleiros, dados, cartas, ou em geral, os jogos de salão, divertem a humanidade desde a formaçãodas primeiras civilizações, por colocarem as pessoas em situações nas quais vencer ou perder dependem das escolhas feitas no início das partidas, sendo assim, o jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento das pessoas, mas só despertou interesse após muito tempo, com o surgimento da teoria da probabilidade.”
Os jogos acompanham o homem desde os primórdios, mesmo que de forma indireta.Segundo Gramigna (2007) naquele tempo, como o homem ainda não sabia falar, se utilizava do jogo dos gestos e dos sons para uma comunicação específica e, ao descobrirem a fala, iniciaram-se os jogos de palavras.
Para Elgood (1987), jogo é qualquer exercício que atenda às quatro condições relacionadas:
1) Tenha uma estrutura suficientemente evidente, de modo a poder ser reconhecido como o mesmo,sempre que for utilizado.
2) Confronte os participantes com uma situação de mudança, sentido esta total ou parcialmente decorrente de suas próprias ações.
3) Permita a identificação antecipada (se for desejável) de algum critério segundo o qual se ganhe ou perca.
4) Exija, para sua operação, uma certa quantidade de dados, documentos, materiais administrativos ou comportamentais.
Todos os jogos,para se caracterizarem como tal, devem atender algumas condições mínimas, conforme comentado nos quatro itens. Além desses pontos, deve-se considerar para um jogo:
- Ser uma atividade espontânea entre os agentes do processo;
- Ser operacionalizado por dois ou mais agentes de decisão, ou seja, os jogadores;
- Ser regido por regras claras e que devam obrigatoriamente ser obedecidas;
- Ao final decada etapa do processo, ou ao final de cada sub-jogo, ser definido o ganhador/vencedor.
De forma específica, o importante é saber para qual utilidade o jogo servirá: para uma simples brincadeira ou como base a uma finalidade profissional de desenvolver uma habilidade, ampliar conhecimento ou ainda identificar soluções.
Devem e podem ser avaliadas as determinantes do jogo, principalmente noambiente das empresas e sua importância no processo da educação. O jogo transcende a brincadeira quando utilizado nas empresas como ferramenta para encontrar soluções em conflitos ou para o desenvolvimento das habilidades descritas.
Algumas empresas utilizam os jogos como ferramenta, ou seja, como simulação, para o planejamento de suas ações em determinadas áreas como logística, financeira, comercial,fiscal, pessoal, entre outras. A simulação pode avaliar e vislumbrar situações que poderiam ocorrer quando o procedimento fora colocado em prática e, com isto, apresentar um menor risco em sua aplicabilidade real.
Porém, direciona-se que como qualquer processo de treinamento, o jogo pode trazer inúmeros benefícios. Pode também, entretanto, trazer situações de risco e isto faz parte do processo...
tracking img