Simulação empresarial wal mart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

Muito se discute entre os estudiosos de Administração de Produção a respeito do Just in Time ou JIT e do Materials Requirements Planning ou MRP. A partir do momento que começamos a conhecer melhor cada sistema, surgem algumas dúvidas. As principais seriam: Qual é o melhormétodo a ser utilizado em determinada empresa? É possível que utilizemos os dois métodos ao mesmo tempo sem prejuízos a melhor opção depende dos interesses da empresa de acordo com seu método produtivo.
É interessante analisarmos se esses dois sistemas podem ser aplicados em conjunto ou não. Para isso, ratificaremos as principais características de cada um deles, separadamente.Ambientes de controle empurrado e puxado

O MRP (ambiente empurrado) é um sistema completo para emitir ordens de fabricação, de compras, controlar estoques e administrar a carteira de pedidos dos clientes. Opera em base semanal, impondo, com isso, uma previsão de vendas no mesmo prazo, de modo a permitir a geração de novas ordens de produção para a fábrica. O sistema pode operar comdiversas fórmulas para cálculo dos lotes de compras, fabricação e montagem, operando ainda com diversos estoques de material em processo, como estoque de matérias-primas, partes, submontagens e produtos acabados.
A maior vantagem do MRP consiste em utilizar programas de computadores complexos, levando-se em consideração todos os fatores relevantes para conseguir o melhor cumprimentode prazos de entrega, com estoques baixos, mesmo que a fábrica tenha muitos produtos em quantidade, de uma semana para outra.
Um ponto fundamental para o correto funcionamento do sistema é a rigorosa disciplina a ser observada pelos funcionários que interagem com o sistema MRP, em relação à informação de dados para computador. Sem essa disciplina, a memória do MRP acumulará errosnos saldos em estoques e nas quantidades necessárias.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MRP
• O estoque é empurrado através de cada processo, em resposta a planos detalhados no tempo, calculados para cada item. A produção acontece de forma isolada em cada máquina.
O MRP utiliza ordens de produção derivadas do programa-mestre como unidade de controle. Dessaforma, o atingimento do programa é um aspecto-chave do monitoramento e do controle.
• O MRP usa uma filosofia de planejamento com ênfase na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, considerando a fábrica de forma estática, praticamente imutável.
• Os sistemas MRP normalmente requerem uma organização complexa, centralizada e computadorizada, para suportar ossistemas hardware e software.
• O MRP é altamente dependente da acuidade dos derivados das listas de materiais, registros de estoque, entre outros.
Os sistemas MRP assumem um ambiente de produção fixo, utilizando lead times fixos para calcular quando os materiais devem chegar ao próximo centro de trabalho. Entretanto, as condições de carga de trabalho e outros fatores fazemcom que os lead times sejam, na realidade bastante variáveis. Os sistemas MRP têm dificuldade de lidar com lead times variáveis.
• É necessário um longo tempo para utilizar os registros MRP. Em teoria, cada transação requer uma atualização completa na atualização de dados. Na prática, é mais usual que as alterações sejam efetuadas semanalmente. Mesmo os sistemas MRP sofisticados, quepermitem atualizações apenas das mudanças líquidas, numa base diária, não são sensíveis a mudanças feitas hora a hora.
O sistema JIT (ambiente puxado) é um sistema que "puxa" a produção da fábrica, inclusive até o nível de compras, pelas necessidades geradas na montagem final. As peças ou submontagens são colocadas em caixa feitas especialmente para cada uma dessas partes, que, ao...
tracking img