Simone Nascimento dos Santos Polo Quissam Desenho T cnico

314 palavras 2 páginas
Simone Nascimento dos Santos – Polo Quissamã

Normas Técnicas

Com o objetivo de transformar o desenho técnico em linguagem gráfica e padronizá-lo, surgiram normas internacionais usadas no mundo todo. Elas são uma espécie de guia que facilita a compreensão de desenhos e projetos de pessoas de nacionalidades diferentes, simplifica processos de produção e unifica as características de um objeto, permitindo a substituição por outro.
È de fundamental importância para um engenheiro o conhecimento das técnicas de representação gráfica bem como das normas relacionadas a esta, pois uma vez que concebido o projeto, ele deverá ser traduzido e transcrito de maneira inteligível. Portanto, a principal motivação para essa normatização é permitir que haja um meio físico de comunicação entre os responsáveis de criação de projeto e execução do mesmo. São várias as normas técnicas, podemos citar a NBR 8196/1999 - Desenho Técnico – Emprego de Escalas.
A Escala é a forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto. A Escala indica a relação do desenho da peça com o tamanho real da peça, sendo dividido em três escalas: escala natural, escala reduzida e escala de ampliação. Na Empresa é utilizado para produzir peças escalas dependendo da peça escala natural 1/1, escala reduzida ½ e de ampliação 2/1 sempre podendo variar. Escala Natural: É aquela em que o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. Na indicação da escala natural os dois numerais são iguais porque o tamanho do desenho é igual ao tamanho da peça. Escala de Redução: É a escala que o tamanho do desenho técnico é menor que o tamanho real da peça. Escala de Ampliação: Escala de ampliação o desenho técnico é maior que o tamanho real da peça.
A escala é importante no desenho técnico,pois permite representar no papel peças de qualquer tamanho real, as medidas são mantidas, reduzidas ou aumentadas proporcionalmente.

Relacionados