Simon stiven

777 palavras 4 páginas
Simon Stevin

Simon Stevin nasceu em Bruges, Flandres (agora Bélgica). Das circunstâncias da sua vida muito pouco foi registrado; o dia exato do seu nascimento e o dia e local (Haia ou Leiden) da sua morte são desconhecidos. É conhecido contudo que ele deixou uma viúva e dois filhos. Segundo informação nos trabalhos de Stevin, este terá começado a sua carreira como um comerciante mercante na Antuérpia, e que viajou depois pela Polónia, Dinamarca e outros locais no norte da Europa, e que era amigo intimo do príncipe Maurício de Nassau, que lhe pediu conselhos em várias ocasiões, e que o tornou um oficial público—no início director da tão chamada "waterstaet" (o departamento que cuidava dos assuntos da água) e mais tarde general.
No domínio da física estudou os campos da estática e da hidrostática: formulou o princípio do paralelogramo para a composição de forças; demonstrou experimentalmente que a pressão exercida por um fluido depende exclusivamente da sua altura, (Teorema de Stevin) dando assim uma explicação ao chamado paradoxo hidrostático.
Na área da matemática introduziu o emprego sistemático das frações decimais e aceitou os números negativos, com o que reduziu e simplificou as regras de resolução das equações algébricas. Propôs o sistema decimal de pesos e medidas.
Contribuiu de maneira significativa no avanço científico de sua época. Dentre os mais variados estudos, pode-se destacar o Princípio de hidrostática, que trata acerca do deslocamento de corpos mergulhados em água e a explicação do paradoxo da hidrostática - a pressão de um líquido independe da forma do recipiente, depende apenas da altura da coluna líquida. Esta é a demonstração que será mostrada nas alíneas seguintes.
Dentre os mais variados exemplos de utilização do Princípio de Stevin: são os vasos comunicantes (a ligação de dois ou mais recipientes por um conduto). É com base neste princípio que as caixas de distribuição de água das casas e das cidades são construídas. É comum observar que os

Relacionados

  • Dilatação
    1576 palavras | 7 páginas
  • Ghjmfd
    7358 palavras | 30 páginas
  • A-busca-da-excitacao-norbert-elias-e-eric-dunning
    45324 palavras | 182 páginas
  • Plano de negocio
    83911 palavras | 336 páginas