Simoes lopes neto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Foi, segundo estudiosos e críticos de literatura, o maior escritor regionalista do Rio Grande do Sul. Publicou apenas quatro livros em sua vida: Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912),Lendas do Sul (1913) e Casos do Romualdo (1914). Em certa fase da vida, empobrecido, sobreviveu como jornalista em Pelotas.
Livros
Simões Lopes Neto publicou apenas quatro livros em sua vida:
•Cancioneiro Guasca (1910);
• Contos Gauchescos (1912);
• Lendas do Sul (1913);
• Casos do Romualdo (1914);
Simões Lopes Neto não imaginaria o quanto sua mão poderia abrir perspectivas deinterpretação amplas para o leitor que, a partir de um universo configurado regionalmente, pode alçar-se ao universal.
escritor brasileiro. Gaúcho.
Escreveu também diversas peças de teatro. Pelotas, naépoca, dispunha do Teatro Sete de Abril, inaugurado desde 1833 e juntamente com outras casas de espetáculo integravam o convívio com a dança, a ópera e o drama aos hábitos culturais da cidade. Entre aspeças escritas por Simões Lopes Neto, podemos destacar as comédias A viúva Pitorra, O bicho, Por causa das Bichas, Amores e facadas ou Querubim Trovão, o drama Nossos filhos e a cena breve Jojô e Jajá enão Ioiô e Iaiá, escrita em 1901.
Como escritor, Simões Lopes Neto procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.Entre 15 de outubro e 14 de dezembro de 1893, J.Simões Lopes Neto, sob o pseudônimo de "Serafim Bemol", e em parceria com Sátiro Clemente e D. Salustiano, escreveram, em forma de folhetim, "A Mandinga", poema em prosa. Mas a própria existência de seusco-autores é questionada.


O escritor narra suas histórias em primeira pessoa, o que concede autenticidade aos ambientes e personagens. Às vezes, o linguajar prepondera sobre a trama, diminuindoa força da narrativa, mas, em alguns casos, o drama dos personagens avulta, concedendo vida a contos admiráveis. É o que acontece, por exemplo, em "Trezentas onças", "O boi velho", "O chasque...
tracking img