simdad

1771 palavras 8 páginas
CENTRO INTEGRADO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO DE RONDONIA CIPERON

geise larissa soares de oliveira

CÂNCER DE MAMA

Humaitá
2014

geise larissa soares de oliveira

CÂNCER DE MAMA

Humaitá
SUMÁRIO

1 TEMA
CÂNCER DE MAMA
Delimitação do tema
O CASOS DE CÂNCER DE MAMA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM

2 INTRODUÇAO
Cancro da mama ou câncer de mama é o cancro do tecido da mama. Mundialmente, é a forma mais comum de cancro em mulheres - afetando, em algum momento de suas vidas, aproximadamente uma em cada nove1 a uma em cada treze mulheres que atingem os noventa anos. É a segunda maior causa fatal de tumor em mulheres (depois do cancro do pulmão), e o número de casos vem crescendo significativamente desde 1970, um fenômeno parcialmente culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental. Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o cancro da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos.

3 JUSTIFICATIVA
Justifica-se o desenvolvimento do presente tema em face do grande aumento da incidência de casos de o câncer de mama é um importante problema de saúde pública no Brasil, sendo a neoplasia de maior incidência e mortalidade entre as mulheres. Quanto mais precoce for o seu diagnóstico, maior a sobrevida das mulheres, e os tratamentos serão mais conservadores, resultando em uma menor morbidade e, consequentemente, em melhor qualidade de vida.
No Brasil, o câncer de mama geralmente é diagnosticado em estádios tumorais mais avançados com maiores possibilidades de complicações. Entre as complicações decorrentes do tratamento para câncer de mama, o linfedema assume um papel de destaque, devido às alterações no âmbito psicológico, social e funcional relacionadas ao seu aparecimento. Entretanto, ele costuma ser considerado como uma complicação inerente ao tratamento e seus

Relacionados